.

  +(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

       

Visitas educativas

A Rede de Visitas Educativas do Município do Fundão é um projeto educativo pioneiro em Portugal que valoriza o conhecimento e o património imaterial do concelho do Fundão.

A Rede foi criada pela Câmara Municipal do Fundão, com o apoio das Juntas de Freguesia e outros parceiros, sendo também um projeto intermunicipal.

Um dos seus grandes objetivos é a promoção de dezenas de iniciativas educativas, permitindo conhecer o que de melhor tem o Concelho, bem como as suas potencialidades, num ambiente descontraído e didático.

O Saber- fazer é uma das nossas grandes marcas. Conciliar o lúdico com o pedagógico é outro dos grandes propósitos, permitindo aproximar o território dos seus utilizadores, através de um circuito temático, de que crianças, jovens e seniores poderão desfrutar.

Para o sucesso do nosso projeto, a Câmara Municipal do Fundão tem uma grande proximidade com as Escolas, Professores e Comunidade, através da Rede Educativa e da Rede de Casas e Lugares do Sentir, contribuindo com as suas atividades.


Rede de Visitas Educativas

Condições gerais

 

 

Imprimir Email

Ação Social Escolar

A Ação Social Escolar traduz-se na implementação de medidas de apoio sócio educativo e económico aos alunos carenciados que se inserem em agregados familiares com situação socioeconómica comprovadamente desfavorecida, no âmbito da promoção de medidas de combate à exclusão social e ao abandono escolar e de igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso escolar.

Têm direito a beneficiar destes apoios os alunos pertencentes aos agregados familiares integrados no primeiro e no segundo escalão de rendimento determinados para efeitos de atribuição do abono de família, nos termos do decreto de lei n.º 55/2009, de 02 de março de 2009.

Por auxílios económicos entende-se o subsídio destinado a comparticipar as despesas escolares dos alunos do 1º ciclo, inerentes à frequência de aulas, apresentado nas seguintes modalidades:

a) Subsídio de refeição (apenas nas Instituições Parceiras do Município);

b) Subsídio para aquisição de fichas trabalho;

Transportes Escolares

Transportes Escolares

Ação Social Escolar
Refeições escolares

Refeições escolares

Ação Social Escolar
Manuais Escolares

Manuais Escolares

Ação Social Escolar

Imprimir Email

Atividades de Animação e Apoio à Família

Do que se trata?

A Educação Pré-Escolar constitui a primeira etapa da educação básica, destinando-se a crianças com idades compreendidas entre ao 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.
 
O Programa Expansão e Desenvolvimento da Educação pré-escolar visa apoiar as famílias na tarefa da educação da criança, proporcionando-lhe oportunidades de autonomia e socialização, tendo em vista a sua integração equilibrada na vida em sociedade e preparando-a para uma escolaridade bem-sucedida.
 
Como funciona?
 
Existem duas redes de educação pré-escolar:
 
  • A rede pública integra os estabelecimentos de educação pré-escolar criados e a funcionar na direta dependência da administração pública central e local.
É da competência do Município do Fundão assegurar:
  1. O controlo financeiro das Atividades de Animação e Apoio à Família em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.
  2. A comparticipação com a colocação do pessoal com funções de Auxiliar de Ação Educativa e/ou Animadora de Prolongamento.
  3. O controlo do processo de fornecimento de refeições em estreita colaboração com os organismos/parceiros que gerem a valência do Almoço (Juntas de Freguesia).

Qual é o período de funcionamento?

A fixação do calendário anual de funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar processa-se nos termos da Lei-Quadro n.º 147/97, de 11 de Julho, assegurando um regime de funcionamento e uma flexibilidade de horário de acordo com as necessidades das famílias, podendo em função disso as Atividades de Animação e Apoio à Família funcionar durante 11 meses por ano.
 
Nos períodos de interrupção letiva, as Atividades de Animação e Apoio à Família são garantidas com a presença da Assistente de Ação Educativa. As Atividades de Animação e Apoio à Família não funcionam durante o mês de Agosto.

Imprimir Email

Conselho Municipal de Educação

O conselho municipal de educação é uma instância de consulta, que tem por objetivo a nível municipal, analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

O Conselho Municipal de Educação, para o quadriénio 2021/2025, está em fase de constituição.

Assim, de acordo com o artigo 8º do regulamento para a eleição dos representantes dos docentes no CME, disponibiliza-se documento com o resultado do “Processo eleitoral para a eleição dos representantes dos docentes para o Conselho Municipal de Educação do Fundão” homologado pelo Sr. Presidente.

Resultados da Eleição dos Representantes dos Docentes ( Ficheiro PDF )



 

Imprimir Email

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais