Concurso de Fotografia “Cerejeiras em Flor”

No âmbito do programa de atividades “Cerejeiras em Flor 2024”, irá decorrer um concurso de fotografia, que tem por objetivos celebrar a chegada da Primavera, estimular as pessoas a valorizar um dos cenários mais deslumbrantes da natureza, e promover a criatividade.

As cerejeiras em flor são um dos cenários mais deslumbrantes da natureza, que pinta o concelho do Fundão de branco, pelo que o Município do Fundão desafia todos os munícipes e visitantes a participar no concurso de fotografia “Cerejeiras em Flor”.

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 5 de abril de 2024, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O primeiro classificado irá receber um prémio de 200 euros, o segundo irá receber um prémio de 100 euros e o terceiro classificado um cabaz de produtos regionais.

As fotografias vencedoras serão selecionadas através da ponderação do júri (60%) e da votação, ou seja o número de “gostos” nas fotografias publicadas na página de Facebook do Município do Fundão (40%). O júri será constituído por um membro do Executivo da Câmara Municipal do Fundão, um fotógrafo profissional e um técnico do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Fundão.

 

Poderá ler o regulamento www.cm-fundao.pt. Poderá obter mais informações através do contacto telefónico 275 779 040 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Imprimir

Contadora de histórias Ana Rita Janeiro na Biblioteca Municipal

No âmbito da iniciativa “Aos sábados, a história é outra!”, a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade irá receber, no próximo dia 23 de março de 2024, às 15h00, a escritora e contadora de histórias Ana Rita Janeiro, com a atividade “Uma Casinha de Ratos”.

Num primeiro momento a sessão desenrolar-se-á a partir da dinamização do livro “Frederico e Constantina” de Ana Rita Janeiro, seguida de uma oficina artística.

Esta iniciativa, destinada a crianças com idades entre os 3 e os 10 anos, surge com o objetivo de a biblioteca poder contribuir para o fortalecimento de laços entre pais e filhos.

A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 940 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”

O Município do Fundão irá promover, de 23 a 31 de março de 2024, a mostra gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa, em 13 restaurantes e seis pastelarias do concelho do Fundão.

Neste festival irão participar os restaurantes 1º de JaneiroAs TíliasCantinho dos GrelhadosHermíniaLagar, O Telhas e Paladar’te (Fundão), Casa Cunha Leal (Alcaide), Degusta-me Petiscos (Alpedrinha), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), O Calhambeque e O Mário (EN 18 – Cruzamento de Alcaria) e Papas e Migas (Alcaria), assim como as pastelarias A LaranjinhaAlmma PastelariaArte e DoceFlor do Fundão e Formiga (Fundão) e Mais Que Pão (Silvares).

Com esta mostra gastronómica pretende-se valorizar o receituário da época pascal e desafiar os restaurantes e pastelarias a criar ementas e produtos de excelência e a preservar a identidade gastronómica do concelho do Fundão.

A gastronomia é um dos patrimónios da Quaresma, repleta de tradições e sabores, das entradas às sobremesas, do bolo de azeite ao folar, poderá provar deliciosas receitas ancestrais ou inovadoras que enriquecem o património deste território.

Neste festival serão ainda disponibilizadas as ementas digitais na plataforma www.saboresdapascoa.visitfundao.pt.

Imprimir

Município do Fundão promove programa de atividades “Cerejeiras em Flor 2024”

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 22 de março e 7 de abril de 2024, o programa de atividades “Cerejeiras em Flor”, que dá a conhecer um dos cenários mais deslumbrantes que ocorre no início da primavera.

Anualmente, a natureza brinda-nos com uma paisagem única quando as cerejeiras em flor pintam de branco a serra da Gardunha. O Município do Fundão, de forma a mostrar este cenário inspirador, preparou novamente um conjunto de iniciativas que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Pode ainda descobrir as Cerejeiras em Flor por si, aproveitando os vários trilhos da serra da Gardunha para passear a pé, de bicicleta ou de carro, podendo obter todo o apoio necessário nos postos de turismo existentes no concelho do Fundão. Pode alugar a sua bicicleta no Posto de Turismo do Fundão e descobrir rotas para fazer a pé em https://visitfundao.pt.

Para mais informações e marcações deverá contactar o Posto de Turismo do Fundão, através do contacto telefónico 275 779 040 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Imprimir

Peça de teatro “2+2=5” assinala Dia Mundial do Teatro

No âmbito do Dia Mundial do Teatro e da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, irá realizar-se, no dia 27 de março de 2024, quarta-feira, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição da peça de teatro “2+2=5”, da ESTE – Estação Teatral.

“2+2=4 deveria ser a pedra angular da lógica, porém no labirinto distópico de «1984» de George Orwell, surge um fenómeno matemático: 2+2=5. É a partir deste universo, desta equação de arquitetura sinuosa, que emerge um cenário temporal distorcido, onde a realidade se curva diante do absoluto domínio da Grande Máquina. Conservando a fórmula 2+2=5 como sustento da frase: «se é falso, também pode ser verídico», a humanidade é forçada a engolir esta absurda equação como se fosse o mais límpido e incontestável facto”.

Esta peça de teatro “desenrola-se entre polos de resistência e submissão, e é neste turbilhão de verdades e mentiras que as personagens coabitam presas ao futuro, antevendo a morte tão certa como o 3 antecede o 5”.

“2+2=5” é uma peça classificada para maiores de 14 anos, com encenação de José C. Garcia; assistência de encenação de Tiago Poiares; interpretação de Joana Poejo, Pedro da Silva e Samuel Querido; vídeo mapping de Nuno Manuel Pereira; música de João Clemente; figurinos de Mafalda Estácio; desenho e operação de luz de Pedro Fino; e direção de produção de Alexandre Barata.

“Há Teatro na Moagem” é um espaço de programação e acolhimento de estruturas teatrais no espaço d’ A Moagem, desenvolvido em parceria entre o Município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral, que proporciona ao público a oportunidade de usufruir de espetáculos de outras companhias nacionais e internacionais.

Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de dois euros. A reserva do bilhete deve ser feita através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais