14ª Exposição Canina Nacional do Fundão

Irá decorrer, nos dias 3 e 4 de junho de 2023, no Seminário do Fundão, a 14ª Exposição Canina Nacional do Fundão, que será o mote para um fim-de-semana cheio de raças caninas e sua avaliação morfológica.

O Cão Serra da Estrela terá o merecido destaque, com a realização da especializada coorganizada pela Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela no sábado, dia 3 de junho, durante a tarde.

Simultaneamente irá decorrer a especializada do Rafeiro do Alentejo (ACRA – Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo) e dos Terriers (Terrier Clube de Portugal).

O domingo será todo dedicado à Exposição Nacional, com uma enorme diversidade de raças. Serão quase cinco centenas de cães, oriundos de diversos países, que se irão exibir nesta exposição do Campeonato Nacional, perante um painel internacional de Juízes.

A organização do Município do Fundão, com a tutela do Clube Português de Canicultura, desenvolverá em paralelo muitas atividades especialmente dedicadas aos mais novos, culminando na realização do concurso Mini Apresentador Fundão 2023.

A iniciativa terá um espaço de restauração acessível ao público.

Imprimir

Festa da Cereja em Alcongosta

 

Irá realizar-se, entre os dias 9 e 11 de junho de 2023, mais uma edição da Festa da Cereja, em Alcongosta, no concelho do Fundão, onde poderá encontrar a Cereja do Fundão e degustar diversos produtos à base de Cereja.

Neste certame não irão faltar a cereja fresca e os produtos derivados deste fruto, como doces, licores, gin, pastéis e bombons. A animação de rua e os concertos serão uma constante, num evento onde poderá encontrar ainda tasquinhas, artesanato, comboio da cereja, entre muitas outras atividades.

Destaque para o concerto de Luísa Sobral, no dia 10 de junho, sábado, às 22h30, na Igreja Matriz de Alcongosta, num evento repleto de animação e live-cookings, num programa que irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Sexta-feira, 9 de junho

19h00  Inauguração com os Bombos de Alcongosta

            Animação de Rua | Música e Teatro

Grupo de Bombos dos Três Povos, Grupo de Bombos da Casa do Povo do Souto da Casa, Nem Fá Nem Fum, Algazarra na Cozinha, Fado Tasca a Tasca – Associação Cale, Fanfarra 4XX, Babosa Brass Band.

 

Sábado, 10 de junho

10h00  Abertura da Feira (até às 2h00)

            Animação | Música, teatro, live cooking e ateliês

            Ateliês e palestra com a Quinta Ciência Viva da Cereja e das Ideias (Casa da Cereja), Associação de Acordeonistas da Beira Baixa, Grupo de Bombos do Barco, Grupo de Bombos Zabumbas de Alpedrinha, Grupo de Bombos do Castelejo, Grupo de Cantares dos Três Povos, Circo Lolipop – Companhia Maribondo, Escola do Bombo de Silvares, Grupo de Cavaquinhos de Oliveira de Azeméis, Tuna Académica Sénior do Fundão, Grupo de Concertinas da Gardunha, Fado Tasca a Tasca – Associação Cale, Babosa Brass Band, Moustache Brass Band e Cereja Andante.

16h00  Live Cooking – Cereja do Fundão à Mesa – Escola Profissional do Fundão

17h00  III Simpósio da Cereja – Casa da Cereja

17h00  Conversas que dão frutos e outras ideias sem caroço

18h30  Sunset “Tecer o coração de uma cereja”

22h00 Concerto “Luísa Sobral” | Igreja Matriz de Alcongosta.

 

Domingo, 11 de junho

8h30    Rota da Cereja | Grau de dificuldade moderado, percurso circular (Gardunha Viva – Associação de Montanhismo)

10h00  Abertura da Feira (até às 20h00)

            Animação de Rua | Banda Filarmónica União de Santa Cruz, Escola do Bombo do Souto da Casa, Grupo de Música Popular Senhora do Mosteiro – Freixial, Grupo de Bombos Raia dos Sonhos do Ladoeiro, Circo Lolipop – Companhia Maribondo, Grupo de Bombos do Telhado e Rancho Folclórico da Soalheira.

10h30 e 11h30 Funny Cook – Ateliês de Cozinha com Mafalda Teixeira | Largo da Igreja

17h00  Concerto de encerramento pelo Coro do Orfeão da Covilhã

18h00  Encerramento com o Grupo de Bombos de Alcongosta.

 

Imprimir

Festival Gastronómico "Fundão, Aqui Come-se Bem" - Sabores da Cereja

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 1 a 30 de junho, o festival gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja”, 11 restaurantes, cinco pastelarias e dois bares do concelho do Fundão.
Neste festival irão participar os restaurantes As Tílias, Cantinho dos Grelhados, Cascata, Hermínia, O Lagar, O Telhas e Paladar’te (todos no Fundão), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), O Mário (EN18 - Cruzamento de Alcaria), Papas e Migas (Alcaria) e Degusta-me (Alpedrinha).
As pastelarias aderentes serão a Arte e Doce, A Formiga, Flor do Fundão e Almma (Fundão) e Mais Que Pão (Silvares).
Relativamente a bares irão participar Farwest Bar (Fundão) e O Espanhol (Carvalhal – Valverde).
Este festival irá proporcionar a todos a possibilidade de experimentar pratos criados ou recriados, doces e bebidas que tenham como elemento fundamental a Cereja do Fundão, também em serviço take away (à exceção dos bares).
Poderá consultar as ementas e todas as informações do festival em https://saboresdacereja.visitfundao.pt.

Imprimir

Moazz 2023 – Ciclo de Jazz do Fundão

O ano de 2023 representa o regresso do Moazz – Ciclo de Jazz do Fundão, uma organização do Município do Fundão, com programação e produção da Clave na Mão e apoio da Antena 2.

Em janeiro de 2009, a cidade do Fundão deu início ao MOAZZ – Ciclo de Jazz do Fundão. Durante cerca de três anos, o Jazz marcou presença no primeiro sábado de cada mês. Foram muitos os nomes que passaram pela Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, sendo possível ver  também exposições e concertos comentados.

Na altura, esta iniciativa teve como objetivo mostrar o que se ia fazendo na área do Jazz, educando o gosto e formando públicos. Numa região onde não abundava a oferta no âmbito deste género musical, o acolhimento excedeu todas as expetativas.

Mais de 10 anos depois, o objetivo continua a ser o mesmo. O Município do Fundão, agora em parceria com a Clave na Mão e o apoio da Antena 2, retoma o Moazz, este ano com quatro concertos distribuídos entre maio e dezembro, que irão trazer ao Fundão diferentes sonoridades do jazz feito em Portugal. Três dos concertos terão lugar n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes e um deles terá lugar no Parque das Tílias.

O primeiro concerto terá lugar no dia 27 de maio de 2023, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, com Pedro Moreira Quinteto. Com disco previsto para este ano de 2023, Pedro Moreira e Quinteto trará ao Fundão um conjunto de temas originais que revelam várias tendências do jazz contemporâneo, explorando diversos ambientes e universos sonoros em que as estruturas composicionais são um ponto de partida para as mais variadas possibilidades de expressão e improvisação. Pedro Moreira terá ao seu lado Ricardo Toscano (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano), António Quintino (contrabaixo) e João Pereira (bateria).

No dia 21 de julho de 2023, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, será o Sexteto Off on a Comet a subir ao palco. Este projeto é formado por seis jovens músicos, caracterizado pela heterogeneidade a nível de origens e género. O grupo representou a Escola Superior de Música de Lisboa na Festa do Jazz, onde foi galardoado com a distinção de melhor ensemble. O sexteto é constituído por Julia Rassek (voz), Maria Fonseca (trompete/fliscorne), Álvaro Pinto (saxofone alto/soprano), José Manuel Cavaco (piano), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Maria Carvalho (bateria). O repertório conta com composições originais e de autores portugueses.

Branco toca Marco Paulo é o projeto escolhido para o espetáculo de dia 12 de agosto de 2023, às 21h30, no Parque das Tílias, num concerto em que Pedro Branco (guitarra) aborda o repertório de Marco Paulo com o seu trio constituído ainda por Carlos Barreto (contrabaixo) e João Sousa (bateria). Este espetáculo é caracterizado pela fusão do Jazz, Indie e Pop, fazendo nascer algo de novo e contemporâneo.

A 9 de dezembro de 2023, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, entra em palco Sul, constituído por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano), três músicos que trabalham regularmente nas áreas do fado, do jazz, da música erudita e da música tradicional. Sul interpreta uma seleção de músicas feitas em Portugal, incluindo fados, jazz e canções tradicionais.

Para o primeiro espetáculo, de Pedro Moreira Quinteto, o bilhete terá o custo de seis euros, com descontos para estudantes, maiores de 65 anos e grupos (quatro ou mais pessoas). Poderá fazer a reserva do seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Imprimir

Maio é o mês do coração no Fundão

O Município do Fundão está a promover, durante o mês de maio, a iniciativa “Maio – Mês do Coração”, com um conjunto de atividades que visam contribuir para a promoção de hábitos saudáveis na população do Concelho e que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Dia 6 de maio (sábado)

·        Ténis Tigers | Torneio Social de Ténis | 9h30 | Polidesportivo de Janeiro de Cima | Organização do Grupo Desportivo Tigres do Zêzere, com o apoio do Município do Fundão | Marcações através do contacto telefónico 932 207 255 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional, contacto de Whatsapp)

·        Fitness | Atividades Fitness | 10h00 | Parque Verde, Fundão | Organização da Farmácia Vitória e Cristina Cruz, com o apoio do Município do Fundão

 

Dia 13 de maio (sábado)

·        Participação na Caminhada EDP | Lisboa | Organização Caminheiros da Gardunha, com apoio do Município do Fundão | Inscrições nos Caminheiros da Gardunha

 

Dia 14 de maio (domingo)

·        Orienta-te | Caminhada de Orientação | 9h00 | Alcaide | Organização da Gardunha Viva – Associação de Montanhismo e da Junta de Freguesia do Alcaide, com o apoio do Município do Fundão

·        Caminhe pelo seu coração | Caminhada de 10 kms | Organização da Farmácia Vitória e Cristina Cruz, com o apoio do Município do Fundão

 

Dias 20 e 21 de maio (sábado e domingo)

·        Escalada – Curso de Iniciação | Penha Garcia | Organização da Gardunha Viva – Associação de Montanhismo, com o apoio do Município do Fundão

 

Dia 26 de maio (sexta-feira)

·        Caminhada Agrupamento de Escolas do Fundão | Corrida e Caminhada | 18h00 | Fundão | Organização do Agrupamento de Escolas do Fundão, com o apoio do Município do Fundão

 

Dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo)

·        Campeonato Nacional de Esgrima | Pavilhão Multiusos do Fundão | Organização da Federação Portuguesa de Esgrima e do Clube de Desportos de Combate do Fundão, com o apoio do Município do Fundão

 

Dia 28 de maio (domingo)

·        Grande Prémio de Atletismo Dr. José Vasco Mendes de Matos | Alpedrinha | 9h00 | Organização do Teatro Clube de Alpedrinha, com o apoio do Município do Fundão

·        Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela | Ciclismo | Fundão | 11h00 | Organização da Associação de Municípios da Cova da Beira, com o apoio do Município do Fundão

 

Todas as segundas e quintas-feiras, às 18h45, o Centro Municipal de Marcha e Corrida irá organizar treinos de marcha e corrida, com acompanhamento técnico, com início no Parque Verde.

 

A autarquia criou, ainda, o voucher “Coração Saudável no Desporto”, que possibilita o usufruto de um acesso gratuito em regime livre nas Piscinas Municipais do Fundão e um acesso gratuito (mais acompanhante) nos Campos de Squash do Fundão. Este voucher irá permitir usufruir ainda de uma avaliação gratuita no Gabinete de Avaliação da Condição Física e Saúde. As entradas gratuitas e a avaliação são sujeitas a marcação prévia através do contacto telefónico 275 779 030. O tempo de utilização das instalações é de 60 minutos.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais