Cinema - novembro

Em novembro todas as sessões do Cineclube Gardunha irão ter lugar n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, com a exibição de películas de “cinco autores intransigentes que falam do contemporâneo, das verdades e das aparências, da violência universal e da violência adormecida em cada um de nós, da solidão e da utopia”.
No dia 12 de novembro, terça-feira, às 21h00, será exibido o filme “Terra Queimada”, de Thomas Arslan, uma história “de precisão e de solidão passada na Alemanha”, “um homem e um passado e o acaso que nos escapa constantemente”. Este filme é uma sequela de “Nas Sombras”, realizado pelo mesmo cineasta em 2010.
De seguida, a 19 de novembro, terça-feira, às 21h00, uma obra da autora francesa Patricia Mazuy, o filme “Bowling Saturno”, que “escancara a violência hereditária, recalcada, mas sempre pronta a explodir consoante as temperaturas e o contexto”. “Uma história familiar, soturno, atmosférica, de uma tensão sem precedentes no cinema atual”.
Para fechar o mês, a 30 de novembro, sábado, irá decorrer uma sessão dupla. Às 15h30, será exibida a longa metragem “Mãos no Fogo”, de Margarida Gil, em que Maria do Mar, “uma jovem estudante de cinema, está a acabar um documentário sobre os velhos solares do Douro que servirá para sustentar a sua tese sobre o Real no Cinema, e tem uma confiança cega no ‘visível’”. Esta exibição será precedida da curta-metragem “Cidade Navio”, de Diogo Meireles Costa, um jovem estudante da Universidade da Beira Interior, que “nos mostra a Covilhã e os seus entornos com nunca vimos ou imaginamos”. O realizador estará presente na sessão.
Às 21h00, deste mesmo dia 30, será exibido “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola, “uma história épica à maneira da Roma clássica, passada numa América contemporânea imaginária, a Cidade de Nova Roma tem que mudar, o que abre um conflito entre Cesar Catilina, um artista de génio que tenta alcançar um futuro utópico e idealista, e o seu opositor, o mayor Franklyn Cicero, que continua comprometido com um status quo reacionário, perpetuando a ganância, a corrupção e a guerra partidária”.
A entrada é gratuita e a reserva de lugar deverá ser feita através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Imprimir

How Do You Live

Está patente, até dia 14 de dezembro de 2024, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a exposição de fotografia “How Do You Live”, de José Pacheco Sequeira.

Para o autor da exposição, “a distância social entre uma pessoa que vive numa habitação condigna e um sem-abrigo é muito pequena. Poucos são os que têm noção real da facilidade com que se pode mudar de forma de viver. A proposta desta exposição consolidou-se depois da experiência do autor como voluntário de distribuição de C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, em Lisboa. O contacto com pessoas desfavorecidas e em contextos degradantes, provocou no autor uma profunda vontade de sensibilizar o público em geral para uma realidade que é ignorada".

A entrada na exposição é gratuita.

Imprimir

Dia Mundial da Oliveira

O Município do Fundão, conjuntamente com a Junta de Freguesia da Orca, o Smart Farm COLAB e a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão, irá assinalar, no dia 26 de novembro, terça-feira, a partir das 9h30, na Casa do Queijo, na Orca, o Dia Mundial da Oliveira.
A inscrição é gratuita e obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 060 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Em 2019, o conselho executivo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomendou que o dia 26 de novembro fosse dedicado à oliveira e proclamado o
Dia Mundial da Oliveira, de forma a “homenagear esta maravilhosa árvore com uma mensagem simples e clara: escolha a oliveira para proteger o nosso planeta e a nossa saúde”.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais