O Município do Fundão está a promover, até dia 6 de janeiro de 2026, a iniciativa “Natal Fundão 2025”, que integra um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais distribuídas por vários locais da cidade, nomeadamente Praça do Município, Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, Armazém 9 e Igreja Matriz do Fundão.
O espírito de Natal está de volta à cidade do Fundão, numa iniciativa dedicada às crianças e famílias com o intuito de alegrar a época e promover o comércio local. Com uma programação diversificada e multigeracional, esta iniciativa tem como propósito dinamizar as ruas da cidade, valorizar o comércio local e atrair mais pessoas ao longo desta época festiva.
Com algumas novidades, não faltarão atrações de divertimento, como um carrossel, um camião de Natal, espetáculos de teatro e de magia, ateliers conduzidos pelas casas temáticas existentes no concelho, concertos, parada de Natal, animação de rua, decoração de Natal, o Mercado de Natal e a iluminação que proporciona magia a cada recanto e que este ano terá um perímetro alargado.
A magia de Natal fica mais reforçada com a chegada do Pai Natal à “sua” Casa, diariamente, de 6 a 24 de dezembro, às 11h00 e às 15h00, na Praça do Município.
Destaque, ainda, para a celebração do Natal nas freguesias do concelho do Fundão, onde as missas do Galo e os madeiros têm vital importância para unir a comunidade, num toque de tradição que se transmite de geração em geração, e para a iniciativa “Natal para Todos”, que levará as músicas de Natal a 4 ERPI’s do concelho (Capinha, Alcaria, Silvares e Bogas de Baixo), pelas mãos do Coro Misto da Beira Interior, dirigido pelo maestro Luís Cipriano.
E o espírito do Natal poderá estender-se para além desta data festiva, com o concurso promovido este ano no concelho do Fundão, sob o lema “Neste Natal seja a Estrela do Comércio Tradicional do Concelho do Fundão”, em que compras acima de 20 euros nos estabelecimentos aderentes irão proporcionar a possibilidade de vencer uma viagem à Disneyland Paris para dois adultos e duas crianças.
Serão ainda organizados os concursos “Melhor Montra de Natal 2025” e “Melhor Embrulho de Natal 2025, com inscrições obrigatórias, até dia 12 de dezembro, na Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão.
O ambiente convida as famílias a fazer as suas compras de Natal no comércio local e no Mercado de Natal, que terá lugar na Praça do Município, não podendo faltar uma visita à Praça Municipal, local onde poderá encontrar os produtos para a sua ceia.
As atividades do Natal Fundão 2025 são promovidas pelo Município do Fundão, em parceria com a União de Freguesias do Fundão e a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão.
Todas as informações em: https://natal.cm-fundao.pt/
Imprimir
No âmbito do Natal Fundão 2025, irá realizar-se, no dia 5 de dezembro de 2025, sexta-feira, no Posto de Turismo do Fundão, a 11ª edição do Concurso do Melhor Bolo-Rei do Fundão, que terá três categorias a concurso: Bolo-Rei, Bolo Rainha e Bolo-Rei Inovação.
Esta iniciativa tem como objetivos preservar a tradição gastronómica do Fundão, estimular os pasteleiros/padeiros a valorizar os produtos endógenos da região e conservar as receitas tradicionais de bolo-rei, mantendo a sua qualidade e tipicidade, bem como possibilitar a valorização de outros bolos tradicionais ou de base tradicional, resultante da utilização de matérias-primas locais ou nacionais e que possam ser associadas à época do Natal.
O júri será composto por quatro elementos de três entidades, nomeadamente Câmara Municipal do Fundão, Escola Profissional do Fundão (dois elementos) e Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão, representando 60% do total da votação, sendo que a votação do público irá representar os restantes 40%.
A prova dos bolos a concurso e a votação pelo público irá decorrer no dia 5 de dezembro, no Posto de Turismo do Fundão, entre as 14h00 às 16h30.
Os bolos-reis vencedores irão ostentar o selo de “Melhor Bolo-Rei do Fundão 2025”, de acordo com a categoria.
Imprimir