Irá ter lugar, de 25 a 27 de julho de 2025, na Aldeia Histórica de Castelo Novo, mais uma edição do Festival de Música Antiga, numa organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia de Castelo Novo, da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo, da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo e da Fábrica da Igreja Paroquial de Castelo Novo.
Com um programa vasto, que revisita os séculos XVII, XVIII e XIX, poderá acompanhar os seguintes momentos:
Sexta-feira, 25 de julho
22h00 Ecos de Amor e Lamentos | Música da transição do Século XVII para o Século XVIII | Igreja Matriz de Castelo Novo
Duo de vozes do passado com a fundanense Maria Mendes (voz) e Mariana Santos (alaúde, teorba e guitarra barroca), com obras de John Dowland, Claudio Monteverdi, Tarquinio Merula, Barbara Strozzi e Sigismondo d’India.
Sábado, 26 de julho
11h00 Conversas Informais e Recital de Pianoforte | Capela da Misericórdia
Pedro Rafael Costa e Nuno Oliveira.
Os Instrumentos de tecla e a música na transição do Século XVIII para o Século XIX
Nuno Oliveira (pianoforte), com obras de Joseph Haydn, Mozart e Beethoven.
15h00 Concerto Final Early Summer Camp | Igreja Matriz de Castelo Novo
Coordenação de Helena Raposo e Ana Figueiras.
22h00 Árias Barrocas e Outras Canções Eternas | Igreja Matriz de Castelo Novo
Ensemble Música Aeterna de Lisboa, com direção de Pedro Rafael Costa
Concerto a l’improviso com árias barrocas e canções de Portugal, Polónia, Itália, Espanha, Bulgária… dos judeus Sefarditas e da América Latina.
Domingo, 27 de julho
10h30 Conversas ao Pequeno-Almoço | Galeria de Arte Manuela Justino
Com a soprano Patrycja Gabrel
15h30 Música e Palavra na Lusofonia: Uma Ode a Camões | Igreja Matriz de Castelo Novo
AnumAntiqua – André Gago (ator – recitante), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Patrycja Gabrel (soprano), Daniel Oliveira (cravo) e Duncan Fox (violone)
“Uma viagem musical que leva Portugal ao Brasil, à Índia, ao Extremo Oriente – com Macau e Timor, passando pelas nossa ilhas, mostrando a capacidade da língua portuguesa para se adaptar às várias geografias, povos e tradições”. “A Poética Camoniana dialogará com a música através da voz, sentimento e luzente presença do ator André Gago. Palavra declamada e palavra cantada na exaltação de Camões e do espírito lusitano.
Tal como nos anteriores, o Festival de Música Antiga é nestes três dias, mas na realidade as atividades começam antes, com o Early Music Summer Camp, coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, respetivamente alaudista e flautista, e que decorre na semana que antecede o Festival. No Campo de Verão, os participantes irão trabalhar num projeto de música antiga e ao mesmo tempo estarão envolvidos em atividades de lazer.
Poderá obter mais informações no Posto de Turismo de Castelo Novo, através dos contactos telefónicos 275 561 501 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..