Espetáculo para crianças “Fado Mimado”

No âmbito do Natal Fundão 2024, irá realizar-se, no 22 de dezembro de 2024, domingo, às 16h00, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o espetáculo de música para crianças “Fado Mimado”, de D’Orfeu.
 
“Um palhaço mimado, não do mimo que lhe dão mas da mímica que ele faz. Uma cantora prendada, um instrumento na mão e a vida em tempo de paz. O palhaço e a cantora estão juntos na mesma arena. Ela é linda e sedutora, já dele… só temos pena! A história de um azarado, mal-amado, desgraçado ou, talvez, abençoado. Canta-se o destino até ser um belo rapaz. Mas o karma deste herói, num futuro que até dói, vai mostrar de que é capaz. Não é história de encantar, pode ser minha ou a tua… tudo aqui vamos mostrar, menos a cantora nua. Barulho, que se vai mimar o fado!”.
 
Este espetáculo tem a duração de 45 minutos, é destinado a maiores de seis anos e tem interpretação de Patrícia Lestre e Zé Pedro Ramos; conceção e direção de Zé Pedro Ramos; texto de Ana Santos; música e dramaturgia de Patrícia Lestre; figurinos e adereços de Corina Ollett; apoio à criação de Paulo Neves e Luís Fernandes; apoio à produção de 5ªO – AQUINTªOFICINA.
 
Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de três euros por acompanhante. Reserve o seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Peça de teatro “Popular” n’A Moagem

No âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, irá realizar-se, no 20 de dezembro de 2024, sexta-feira, às 21h30, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição da peça de teatro “Popular”, de Sara Inês Gigante.
 
Tal como refere a sinopse desta peça de teatro: “Apetece-me perguntar ao popular o que faz dele popular. Apetece-me perguntar-lhe se o pop é popular e porque é que o pop tem tanta popularidade e porque é que a popularidade está distribuída numa espécie de padrão-popular. Apetece-me esmiuçar porque é que o populismo tem tido tanta popularidade. Apetece-me abraçar o popular mas desafiá-lo ao mesmo tempo. E acho que isto tudo é porque no fundo gostava de ser uma espécie-de-artista-popular”.
 
Esta peça tem a duração de 105 minutos, é classificada para maiores de 14 anos e tem criação e interpretação de Sara Inês Gigante; apoio à criação e dramaturgia de Malu Vilas Boas; produção musical e sonoplastia de FOQUE; cenografia de F. Ribeiro; desenho de luz de Manuel Abrantes; convidadas Cláudia Pascoal e Capicua; apoios e coproduções de Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Vila Flor, Espaço do Tempo, Teatro Viriato, Teatro Municipal do Porto – FITEI, fAUNA – Teatro Didascália.
 
“Há Teatro na Moagem” é um espaço de programação e acolhimento de estruturas teatrais no espaço d’ A Moagem, desenvolvido em parceria entre o Município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral, que proporciona ao público a oportunidade de usufruir de espetáculos de outras companhias nacionais e internacionais.
  
Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de seis euros para o público em geral. Para estudantes e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de quatro euros e para grupos com mais de quatro elementos o preço do bilhete será de três euros, mediante reserva prévia. Reserve o seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Nouvelle Vague sobem ao palco no Octógono

Os Nouvelle Vague regressam ao Fundão para um concerto, no dia 14 de dezembro de 2024, sábado, às 21h00, no Octógono, e, desta vez, acompanhados pela cantora australiana Nadeah, que irá fazer a primeira parte do espetáculo.
 
A digressão, que celebra os 20 anos do lançamento do primeiro álbum de estúdio homónimo que os tornou mundialmente conhecidos, chega a Portugal com sete concertos de norte a sul do país.
 
Mais do que covers, os Nouvelle Vague “reinventam os clássicos pós-punk desde o início dos anos 2000, mantendo a sua melancolia e infundindo-lhes um ar de Bossa Nova, revelando pelo caminho cantores que se tornaram icónicos, como Camille, Melanie Pain ou Phoebe Killdeer. Parte da sua longevidade deve-se ao facto de os Nouvelle Vague raramente se repetirem. Há muito que alargaram o seu mandato para incluir diferentes estilos de música, diferentes tipos de canções, mas sem nunca perderem a essência: não ter medo de arriscar, testar, explorar qualquer estética musical que surja numa sessão de estúdio”.
 
O bilhete poderá ser adquirido em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/143648-nouvelle_vague_14_dez-octogono_fundao/ ou no Posto de Turismo do Fundão, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes e nos quiosques da cidade do Fundão.
 
Mais informações através do contacto telefónico 961 941 281 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).
 

Imprimir

Salvador Martinha atua no Fundão

Salvador Martinha irá protagonizar, no dia 13 de dezembro, às 21h30, no Octógono, no Fundão, o espetáculo “Aura Super Jovem”.
 
Num regresso ao stand-up puro, Salvador Martinha conta “o que andou a fazer nos últimos 5 anos, desde o seu último solo. Agora com 41 anos, Salvador sente que o tempo passa depressa e que a ampulheta virou. A idade não perdoa e quem paga é a sua aura super jovem”.
 

Imprimir

Festival da Tibórnia destaca gastronomia da época natalícia no Fundão

Irá realizar-se, de 7 a 22 de dezembro de 2024, a 21º edição do Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem” – Festival da Tibórnia, em nove restaurantes e seis pastelarias do concelho do Fundão.
 
Irão participar neste festival os restaurantes As TíliasCantinho dos GrelhadosCom.Paixão, Hermínia e Paladar’te (Fundão), Casa Cunha Leal Restaurante (Alcaide), Degusta-me Petiscos (Alpedrinha), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima) e Papas e Migas (Alcaria).
 
Irão, também, participar as pastelarias A LaranjinhaAlmmaArte e DoceFlor do Fundão e Formiga (Fundão) e Mais Q Pão (Silvares).
 
Este festival surge como forma de preservar um dos costumes mais importantes no que se refere à prova do azeite novo, a tibórnia ou tibornada, e pretende não só conservar esta tradição, mas também dar as “boas-vindas” ao bom azeite novo que se produz na Cova da Beira, valorizando-o e promovendo-o enquanto produto fundamental na dieta mediterrânea.
 
Poderá encontrar iguarias como trouxa de pão com bochecha de porco confitada em azeite e alho, tibornada de bacalhau, cabrito grelhado, bacalhau no forno à lagareiro, borrego assado no forno, polvo fervido em azeite novo, bacalhau confitado com cogumelos e presunto, pregado grelhado com molho de azeite, tiborna de cogumelos, papas de carolo, tigelada, entre outros. Os bolos tradicionais não irão faltar e poderá encontrar nas pastelarias: bolo de azeite, cavacas, bolo doce, filhoses, bolo de leite, carolos, pão-de-ló, borrachões, entre diversas outras tentações gastronómicas.

Imprimir

  • 1
  • 2

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais