Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha

De 19 a 21 de setembro de 2025, na freguesia de Alpedrinha, irá realizar-se o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, em que a transumância, tema que ilustra este festival, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.
 
Na programação deste festival podem-se encontrar atividades que divulgam o património pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar produtos gastronómicos do Concelho, com o objetivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história, como também as tradições desta atividade ancestral.
 
O Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância irá decorrer de acordo com o seguinte programa:
 
Sexta-feira, 19 de setembro
19h00 | Abertura do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância
19h00 – 24h00 | Animação de rua
19h00 – 22h00 | Mostra de Raças Autóctones | Cabra Serrana, Cabra Charnequeira, Ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, Ovelha Mondegueira, Ovelha Churra do Campo, Vaca Jarmelista e Merino da Beira Baixa
Popul’arte
Os Três Aflitos
Pifaradas e Gaitadas
22h00 | Concerto de Xico Gaiato
 
Sábado, 20 de setembro
Rota da Lã Translana | Circuito em Rede | “Do Museu de Lanifícios, Covilhã à Casa do Queijo, Orca, Fundão
9h15   | Encontro no Museu de Lanifícios, Covilhã
9h30   | Visita à Real Fábrica de panos
11h30 | Visita e prova de queijos da Beira Baixa na Casa do Queijo na Orca
Este programa turístico é aberto a 20 participantes. As inscrições são gratuitas, mas requerem inscrição através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 241 411 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional). O transporte é da responsabilidade dos participantes.
 
10h00 – 24h00 | Animação de rua
10h00 – 24h00 | Mostra de Raças Autóctones | Cabra Serrana, Cabra Charnequeira, Ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, Ovelha Mondegueira, Ovelha Churra do Campo, Vaca Jarmelista e Merino da Beira Baixa
14h30  | Concurso de Cães | Concurso da Raça Cão da Serra da Estrela – Grande Prémio António Lourenço – LICRASE
14h30  | Oficina Educativa “O Ciclo da Lã – Apartar, Cardar, Fiar e Tecer a Lã”, pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
15h00  | Encontro de Tricot “Os Chocalhos” – Clube de Tricot & Companhia, orientado por Tanea Lopes da Costa
16h00 | Ateliê “Pompons e Chocalhinhos”, orientado por Mabília Diamantino
16h30  | Concurso de Cães | Concurso Pedagógico Cães de Condução de Rebanhos
18h00  | Concurso de Cães | Concurso Pedagógico de Proteção de Rebanhos
19h00  | Show-Cooking | Largo da Igreja
Popul’arte
Os Três Aflitos
Pifaradas e Gaitadas
 
Circuito Turístico Rota dos Queijos | Palácio do Picadeiro
Saída do Palácio do Picadeiro para visita a Alpedrinha, visita às queijarias com degustação. Inscrições obrigatórias. O transporte é da responsabilidade dos participantes.
22h00  | Concerto de Júlio Pereira
 
Domingo, 21 de setembro
Travessia da Gardunha com Rebanho Serrano (Percurso Pedestre entre o Fundão e Alpedrinha)
8h00    Fundão – Ritual d’O Colar da Fertilidade
O ritual d’O Colar da Fertilidade teve início em 2017, na sequência dos grandes incêndios que devastaram a serra da Gardunha. Este ritual simbólico foi criado com o objetivo de fertilizar a serra da Gardunha, ajudando-a a renascer e a recuperar das cinzas. Após a chegada do rebanho da serra da Estrela ao pelourinho, a guardiã do Colar da Fertilidade aproxima-se e entre o colar ao Presidente da Câmara Municipal. Em seguida, os pastores trazem um carneiro para junto do pelourinho, onde o Presidente da autarquia coloca o colar ao pescoço desse carneiro. Assim, com o colar, o carneiro lidera a Travessia da Gardunha, simbolizando o início de um novo ciclo de vida e fertilidade para a serra.
10h30  | Chegada do Rebanho a Alpedrinha
11h00  | Arruada em Alpedrinha com os pastores, o rebanho, os participantes da travessia e músicos
 
11h00 – 19h00 | Animação de rua
11h00 – 19h00 | Mostra de Raças Autóctones | Cabra Serrana, Cabra Charnequeira, Ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, Ovelha Mondegueira, Ovelha Churra do Campo, Vaca Jarmelista e Merino da Beira Baixa
12h00  Show-Cooking  - Largo da Igreja
13h00  Alomoço dos Pastores
Os Três Aflitos
Pifaradas e Gaitadas
17h30 – 19h00 | Folguedo Pastoril com Pisoar a Lã
Folguedo Pastoril é uma festança popular que encerra o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância com arruada, danças, cantigas e comezainas. Este ano irá dançar-se e pisoar-se a lã para fazer um tapete com a lã dos nossos rebanhos.
 
Haverá autocarros para o evento, na sexta-feira e no sábado, do Fundão para Alpedrinha, entre as 19h00 e as 2h00, e de Alpedrinha para o Fundão até às 3h00. O preço dos bilhetes será de três euros do Fundão para Alpedrinha.

Imprimir

Curso tecnológico de Marceneiro(a) em Alpedrinha

O CEARTE, em parceria com o Município do Fundão e o Fab Lab Aldeias do Xisto, irá promover, a partir de outubro de 2025, na Casa dos Embutidos, em Alpedrinha, o curso EFA tecnológico, nível 4, de Artesão/ã das Artes e Ofícios em Madeira, Marceneiro/a Embutidor/a.
 
Este curso visa qualificar profissionais com competências sólidas nas artes e ofícios da madeira, preservando saberes tradicionais e promovendo a inovação no setor artesanal.
 
É destinado a adulto com a habilitação mínima do 12.º ano concluído, inscritos no Centro de Emprego, e poderá obter mais informações ou fazer a sua pré-inscrição através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 771 169 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Cineclube Gardunha com programação diversifica no mês de setembro

Em setembro haverá títulos muito diversos em exibição no Cineclube Gardunha, na qual se destaca a habitual colaboração com o festival de música punk Fatela Sónica, que terá lugar de 26 a 28 de setembro, na localidade da Fatela.
 
“The Shrouds – As Mortalhas” é o primeiro filme em exibição, no dia 16 de setembro, terça-feira, às 21h00, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes. Este filme de David Cronenberg é “uma proposta e uma visão indizíveis e avassaladoras, que só na fruição faz pleno sentido”. Segundo o realizador “em inglês, a palavra shroud designa esse véu funerário, mas tem também outros significados. Pode significar encobrir, esconder. A maioria dos rituais funerários serve para evitar o confronto com a realidade da morte e com o que acontece a um corpo. Diria que, no nosso filme, se dá uma inversão da função habitual de uma mortalha. Aqui, ela serve para revelar, não para ocultar”, destacando-se o facto de este filme foi escrito enquanto o realizador vivia o luto pela perda da mulher.
 
No dia 18 de setembro, quinta-feira, às 21h00, também n’A Moagem, será exibido “Tardes de Solidão”, do catalão Albert Serra, “um documentário e uma reflexão funda sobre aquele que será a maior estrela mundial da tauromaquia atual – Andrés Roca Rey”, em que se acompanha Roca Rey em diversas corridas e rituais.
 
No dia 23 de setembro, às 21h00, encerram-se as sessões n’A Moagem durante o mês de setembro, com a exibição do filme “Misericórdia”, de Alain Guiraudie, uma película que “convoca desejos, segredos, transgressões e regressos a casa num tom burlesco, ambíguo e efabulatório”. A revista Cahiers du Cinema considerou-o o melhor filme de 2024.
 
A colaboração com a Associação Cultural Fatela Sónica e com o Festival Fatela Sónica 2025 inicia-se no dia 25 de setembro, às 21h00, o dia anterior ao início do festival, com uma sessão em que Jorge Bruto será o sujeito principal e em que será exibido o filme “Fantasma Lusitano”, de David Francisco e Nuno Calado. “Nome incontornável do rock’n’roll nacional, Jorge Bruto nasce numa família abastada para vir encabeçar o movimento punk e dar à sua alcunha uma importância que ultrapassaria a dos brasões familiares”. Nesta sessão terá lugar uma conversa com Jorge Bruto e os realizadores do filme.
 
Ainda no dia 25, durante a tarde, serão realizadas leituras para miúdos e graúdos do livro infanto-juvenil de Jorge Bruto, “A Princesa Klara”, por Marta Ramos.
 
Integrado, também, neste festival será exibida, no dia 27 de setembro, às 20h00, a obra “Emigrante”, de Charlie Chaplin, que será musicado pelo coletivo Profound Whatever. Serão 25 minutos em que se retrata a vida de tantos que tiveram de ira ganhar a vida num país longínquo, numa narrativa acompanhada de forma surpreendente por música ao vivo.

Imprimir

Convívio “Entre Casas” promove leitura de poemas na Póvoa de Atalaia

Integrado no ciclo “Semear Poesia”, irá realizar-se, no dia 13 de setembro de 2025, sábado, às 18h00, no jardim “O Lugar da Casa”, na Póvoa de Atalaia, a iniciativa “Entre Casas”, um convívio-celebração com leitura de poemas, desfolhada à moda antiga e outras surpresas.
 
A iniciativa do ciclo “Semear Poesia” pretende dar voz aos versos de diferentes formas e é aberta a toda a comunidade

Imprimir

Festividades de Santa Luzia no Castelejo

De 14 a 16 de setembro, irão realizar-se as Festividades de Santa Luzia e de Santa Eufémia, no Castelejo, naquela que é considerada a maior manifestação religiosa da Cova da Beira e que coincide com o feriado municipal, o dia 15 de setembro, o dia de Santa Luzia.
 
A romaria de Santa Luzia é o ponto alto da cultura religiosa e popular no concelho do Fundão e o programa desta romaria irá dar relevo à componente religiosa, sem esquecer a animação, as tradições e iconografias. As festividades irão decorrer de acordo com o programa em anexo.
 
Destaque para a Procissão de Velas, que irá ter lugar no dia 14 de setembro, às 22h00, e para a Missa Solene seguida de Procissão e recolha da imagem de Santa Luzia, que terá lugar no dia 15 de setembro, às 11h30.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais