Andresa Soares protagoniza espetáculo de dança “I’d Rather Not”

Irá realizar-se, no dia 24 de fevereiro de 2024, sábado, com sessões às 17h00 e às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o espetáculo de dança “I’d Rather Not”, de Andresa Soares.

“I’d Rather Not” é um solo de dança perfurado ou interrompido por 20 encontros explicitamente estabelecidos com as pessoas que ocupam os lugares de espectadores. “Nesta situação performativa coexistem dois dispositivos cénicos distintos: o solo de dança e a situação de one-to-one meetings”.

Este espetáculo de dança conta com conceção e performance de Andresa Santos; intervenção plástica e imagem de João Ferro Martins; composição musical e desenho de luz de Gonçalo Alegria; assistência de ensaios e apoio à dramaturgia de Yael Karavan; assistência de movimento de Carlos Manuel Oliveira; registo fotográfico de Alípio Padilha e produção de Cotão Associação Cultural.

Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de 6€ (seis euros) para o público em geral. Para estudantes, maiores de 65 anos e grupos com mais de quatro elementos o preço do bilhete será de 4€ (quatro euros). Reserve o seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Filme-Concerto “Uma Floresta Animada” n’A Moagem

A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes será o palco do Filme-Concerto “Uma Floresta Animada”, da Space Ensemble, que terá lugar no dia 11 de fevereiro de 2024, domingo, às 15h30.

“Uma Floresta Animada” é um elogio à vida na floresta que aborda temas intemporais como a amizade, a criatividade e a sustentabilidade. “Como uma verdadeira floresta, o público é embalado pela variedade de sons imprevisíveis, recriados por uma panóplia de instrumentos e objetos pouco convencionais (theremin, airfx, brinquedos, entre outros) em perfeita sintonia com os instrumentos clássicos e populares”.

Este filme-concerto foi criado pelo Space Ensemble, em parceria com o Finish Film Contact, e resultou na compilação de diferentes curtas-metragens de animação contemporâneas, reunindo o trabalho de realizadores de múltiplas gerações e nacionalidades.

Este espetáculo terá como protagonistas Eleonor Picas (Harpa), Henrique Fernandes (Contrabaixo), João Martins (Saxofones), João Tiago Fernandes (Percussão), José Miguel Pinto (Guitarra), Nuno Alves (Eletrónica) e Sérgio Bastos (Piano).

Os filmes em destaque serão Bottle (2010), Retouches (2008), Three Bocks (2002), Turilas & Jäärä (2001), The Flying Piglet (1994) e Odd Couple (1985).

 

Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de quatro euros para acompanhante de dois euros para crianças entre os 4 e os 8 anos (inclusive). Reserve o seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Imprimir

Programação de fevereiro do Cineclube Gardunha

O mês de fevereiro do Cineclube Gardunha irá decorrer sob o signo da contemplação, com diversos filmes provenientes de países e culturas tão distantes e díspares como Turquia, Portugal, Japão ou Estados Unidos.

No dia 6 de fevereiro, terça-feira, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 21h30, o mês irá abrir com o turco Nuri Bilge Ceylan e a sua obra “As Ervas Secas”, uma longa e meditativa caminhada sobre as neves e as cores de verão da Anatólia, envolvendo um professor de meia-idade e a sua obsessão por uma jovem aluna.

No dia 18 de fevereiro, domingo, às 15h00, a Casa do Bombo, em Lavacolhos, recebe mais uma sessão da rúbrica Re-descobertas do Cinema Português. O filme escolhido é “Quaresma”, de José Álvaro Morais, um dos mais importantes cineastas portugueses. Este filme é uma longa-metragem rodada na zona da serra da Estrela e na Dinamarca, conta “histórias de desorientação familiar e de fugas sempre impossíveis de contemplar”.

Na terça-feira seguinte, dia 20 de fevereiro, às 21h30, o cinema regressa à Moagem, com uma sessão dupla. “O Cordeiro de Deus”, curta-metragem de David Pinheiro Vicente, faz parte da nossa rúbrica Cine Gardunha acolhe. Rodada na vila da Soalheira, no concelho do Fundão, esta película traz “as festas da vila misturadas com a sensualidade e violência, num enigmático retrato de uma íntima família”, num filme que fez parte do Festival de Cannes 2020. De seguida, será projetado o filme “Senhora Ogin”, de Kinuyo Tanaka, onde é possível acompanhar a paixão entre a Senhora Ogin e o samurai Ukon Takayama, um devoto cristão, nos finais do século XVI, quando o cristianismo vindo do Ocidente foi proscrito no Japão.

A fechar, no dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 21h30, n’ A Moagem, será exibido o filme “O Mestre Jardineiro”, de Paul Schrader, argumentista de “Taxi Driver” e cineasta de “Hardcore”. “O Mestre Jardineiro” remete-nos para a história em que “um homem controlado e meticuloso, exerce com toda a propriedade o seu modo de vida. Até que um elemento externo, uma jovem ambígua como ele, vem desestabilizar uma certa ordem”.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Imprimir

Carnaval Fundão 2024

O Carnaval no Fundão será assinalado com diversas atividades, que irão decorrer no concelho, entre os dias 9 a 13 de fevereiro de 2024, onde se destacam os desfiles de Carnaval no Fundão e Silvares, assim como o desfile das escolas da cidade.

No dia 9 de fevereiro, sexta-feira, às 10h00, irá realizar-se, no Fundão, o Desfile de Carnaval com as escolas e os jardins-de-infância e IPSS. No dia 11 de fevereiro, domingo, às 15h00, irá decorrer o desfile de Carnaval de Silvares.

No dia 13 de fevereiro, terça-feira, às 15h00, irá realizar-se o Desfile de Carnaval do Fundão, promovido pelo Município do Fundão e que será aberto a toda a população.

As inscrições poderão ser feitas até dia 5 de fevereiro, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou presencialmente no Balcão Único do Fundão ou n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.

 

Imprimir

Exposição “EntreLinhas” na Biblioteca Municipal

Irá realizar-se, no dia 6 de janeiro de 2024, sábado, às 17h30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a inauguração da exposição de artes plásticas “EntreLinhas”, de Sandra Escudeiro.

Esta exposição tem “forte inspiração na Literatura e nos seus autores” e é constituída por bonecos exclusivos feitos à mão e a partir da reciclagem de tecidos, que ganham voz e que caracterizam os mais importantes escritores.

Para a autora, “numa era em que o ser humano tem uma maior consciência ambiental, é imprescindível a reutilização dos tecidos”. O apoio multimédia foi orientado pela Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres.

A exposição terá entrada livre, estará patente até dia 24 de fevereiro de 2024 e poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, assim como à segunda-feira e ao sábado, das 14h00 às 18h00.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais