Fundão assinala Dia dos Avós

O Município do Fundão irá assinalar, no dia 25 de julho de 2025, sexta-feira, a partir das 9h30, no Agrupamento de Escolas do Fundão, o Dia dos Avós, com diversas atividades, nomeadamente danças, jogos e música.
 
A abertura contará com “Senas Teatrico de Fantoches Roda dos Amigos", da Academia Sénior do Fundão, seguindo-se as Irmãs Gravito, Danças de Roda com a Professora Juliana Gamas, Jogos com o Projeto Matriz, Holon em Ação com a Farmácia Holon, Modelagem de Balões com a Farmácia Vitória e um conjunto musical.
 
Esta iniciativa presta uma homenagem aos avós do concelho do Fundão, que são muitas vezes o pilar e o grande apoio das famílias, dando a oportunidade, com este conjunto de atividades, de avós e netos ocuparem o seu tempo livre com momentos de convívio e animação.

Imprimir

Cale & SangriAgosto – Festival de Rua do Fundão

A Zona Antiga do Fundão irá receber, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2025, o Cale & SangriAgosto – Festival de Rua do Fundão, num vasto programa de animação musical, animação cultural, atividades circenses, arte de rua, gastronomia, teatro e comércio aberto.
Pretende-se estimular o comércio tradicional, assim como as restantes atividades económicas endógenas, revitalizar a Zona Antiga do Fundão e sensibilizar os participantes e os visitantes para o cumprimento de medidas mais ecológicas e amigas do ambiente, promovendo o uso eficiente de recursos materiais e energéticos.
O Cale & SangriAgosto é uma iniciativa promovida pelo Município do Fundão, pela União de Freguesias do Fundão e pela Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão.

Imprimir

Festival de Música Antiga

Irá ter lugar, de 25 a 27 de julho de 2025, na Aldeia Histórica de Castelo Novo, mais uma edição do Festival de Música Antiga, numa organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia de Castelo Novo, da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo, da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo e da Fábrica da Igreja Paroquial de Castelo Novo.
 
Com um programa vasto, que revisita os séculos XVII, XVIII e XIX, poderá acompanhar os seguintes momentos:
 
Sexta-feira, 25 de julho
22h00  Ecos de Amor e Lamentos | Música da transição do Século XVII para o Século XVIII | Igreja Matriz de Castelo Novo
Duo de vozes do passado com a fundanense Maria Mendes (voz) e Mariana Santos (alaúde, teorba e guitarra barroca), com obras de John Dowland, Claudio Monteverdi, Tarquinio Merula, Barbara Strozzi e Sigismondo d’India.
 
Sábado, 26 de julho
11h00  Conversas Informais e Recital de Pianoforte | Capela da Misericórdia
Pedro Rafael Costa e Nuno Oliveira.
Os Instrumentos de tecla e a música na transição do Século XVIII para o Século XIX
Nuno Oliveira (pianoforte), com obras de Joseph Haydn, Mozart e Beethoven.
 
15h00  Concerto Final Early Summer Camp | Igreja Matriz de Castelo Novo
Coordenação de Helena Raposo e Ana Figueiras.
 
22h00  Árias Barrocas e Outras Canções Eternas | Igreja Matriz de Castelo Novo
Ensemble Música Aeterna de Lisboa, com direção de Pedro Rafael Costa
Concerto a l’improviso com árias barrocas e canções de Portugal, Polónia, Itália, Espanha, Bulgária… dos judeus Sefarditas e da América Latina.
 
Domingo, 27 de julho
10h30 Conversas ao Pequeno-Almoço | Galeria de Arte Manuela Justino
Com a soprano Patrycja Gabrel
 
15h30  Música e Palavra na Lusofonia: Uma Ode a Camões | Igreja Matriz de Castelo Novo
AnumAntiqua – André Gago (ator – recitante), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Patrycja Gabrel (soprano), Daniel Oliveira (cravo) e Duncan Fox (violone)
“Uma viagem musical que leva Portugal ao Brasil, à Índia, ao Extremo Oriente – com Macau e Timor, passando pelas nossa ilhas, mostrando a capacidade da língua portuguesa para se adaptar às várias geografias, povos e tradições”. “A Poética Camoniana dialogará com a música através da voz, sentimento e luzente presença do ator André Gago. Palavra declamada e palavra cantada na exaltação de Camões e do espírito lusitano.
 
Tal como nos anteriores, o Festival de Música Antiga é nestes três dias, mas na realidade as atividades começam antes, com o Early Music Summer Camp, coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, respetivamente alaudista e flautista, e que decorre na semana que antecede o Festival. No Campo de Verão, os participantes irão trabalhar num projeto de música antiga e ao mesmo tempo estarão envolvidos em atividades de lazer.
 
Poderá obter mais informações no Posto de Turismo de Castelo Novo, através dos contactos telefónicos 275 561 501 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Imprimir

Inauguração da exposição “Craft Lab – A Matéria-Prima é a Gardunha”

Irá realizar-se, no dia 11 de julho de 2025, sexta-feira, às 18h00, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição/instalação “Craft Lab – A Matéria-Prima da Gardunha”.
 
Esta exposição é uma mostra dos processos, das pessoas, das atividades e dos artistas que participaram no desenvolvimento e aplicação do projeto educativo CRAFT LAB – Fundão.
 
O CRAFT LAB é um laboratório vivo, onde as artes tradicionais se encontram com novas tecnologias, e é um ponto de encontro e aprendizagem para quem quer experimentar, criar e transformar ideias em realidade. É um espaço de preservação, desenvolvimento e valorização da essência, da forma ancestral e sustentável de produção artesanal.
 
Nos últimos meses, o CRAFT LAB – Fundão tem sido palco de um conjunto de atividades de aprendizagem com e para a comunidade, bem com de residências artísticas com escolas, onde se celebrou o saber-fazer e a matéria-prima local, com criatividade, inovação e com os olhos postos no futuro.
 
O resultado do trabalho realizado nestes momentos de aprendizagem, que contou com artesãos nacionais e internacionais, será agora partilhado nesta exposição onde será possível encontrar materiais como castanho rachado, vime, esparto, milho painço e argila, assim como técnicas ancestrais e saberes fundamentais para a preservação do património imaterial.
 
A exposição estará patente até dia 2 de agosto de 2025, de terça-feira a sábado, das 14h00 às 17h30. A entrada terá o custo de 1,10€.
 

Imprimir

Filmes de ação em destaque no Cineclube Gardunha

Os filmes de ação serão o centro do Cineclube Gardunha durante o mês de julho, dando eco à frase que grandes cineastas americanos formularam «Cinema is action». “Ação nos gestos, nos corpos, nas palavras, nas acrobacias impossíveis, num espetáculo todo ele movente”.
 
O mês irá começar com a exibição do filme “A Casa Elétrica”, de Buster Keaton, no dia 5 de julho, sábado, às 21h00. “Desde tenra idade que a massa do seu corpo provou ser maleável e passível de regeneração. Desde criança ignorou os receios das acrobacias e riscos que o comum dos mortais teme”. Nesta curta-metragem de 1922 destaca-se “o território do rosto como supremo campo de batalha de emoções insondáveis – o riso ou o choro comportavam a mesma críptica expressão; o corpo como forma de arte, a performance singular em cada cena; a banda-desenhada em imagem real, o colocar a vida em risco no plano, a eletricidade geral de um corpo em constante rotação”.
 
Na mesma sessão, logo de seguida, será exibido o filme de ação dos anos 90, “Rutura Explosiva”, de Kathryn Bigelow. Neste filme “a pura adrenalina e alta filosofia subtil irmanam-se na paz ou na convulsão dos anjos. Surfistas nas cristas e nos casulos de ondas bíblicas, agentes infiltrados que caem de amores ao primeiro olhar inocente, saltos de aviões e o sonho de voar concretizado em pleno êxtase, futebol americano na escuridão noturna da praia, perseguições infindáveis, contra-cultura e contra-sistema, bem como os assaltos mais patéticos e duros alguma vez filmados”. Nesta sessão mediante o pagamento de entrada será oferecido um cocktail surpresa.
 
No dia 8 de julho, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, será exibido o filme “Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final”, de Christopher McQuarrie, naquele que é “o derradeiro capítulo de uma saga fascinante que coroa Tom Cruise como génio, mito e único continuador de Buster Keaton, alguém que não se importa de colocar em perigo a própria vida para arrancar cenas jamais vistas”. Nesta sessão, Miguel Forlin, crítico de cinema, irá fazer um vídeo de apresentação.
 
A 15 de julho, será exibido o filme “F1 – O Filme”, de Joseph Kosinski, em que “Brad Pitt faz-se o veterano que volta para uma última oportunidade, um velho cowboy solitário, o típico individualista do cinema americano, casmurro e duro – «mais vale quebrar do que torcer».
 
No dia 29 de julho, será a vez de “Pecadores”, de Ryan Coogler, considerado “um dos filmes mais espetaculares e terroríficos dos últimos anos, de um dos mais inteligentes criadores de blockbusters”. “Ação e terror, gangsters, apocalipse” marcam esta película que conta com a parceria Coogler com o ator Michael B. Jordan.

Imprimir

  • 1
  • 2

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais