INVOLVIM

NTERREG EUROPE

INVOLVIM - Serviços Informais e Voluntários para Imigrantes Baseados no Trabalho

Início: 1 de abril de 2024

Fim: 30 de junho de 2028

Orçamento para o Fundão: 132.658,00 € (cofinanciamento FEDER: 80%)

O projeto INVOLVIM foca no desenvolvimento de serviços informais e voluntários para imigrantes baseados no trabalho nas regiões parceiras. Através da troca de experiências, o objetivo geral do projeto é influenciar instrumentos políticos nas regiões parceiras ou localmente, a fim de desenvolver melhores serviços para imigrantes. Como resultado das melhorias políticas, as regiões podem oferecer melhor ajuda na integração de imigrantes para prevenir a exclusão social.

A prestação de serviços, especialmente por meio de leis e regulamentos, frequentemente é projetada e direcionada para pessoas que chegam como refugiados, requerentes de asilo, estudantes ou desempregados, deixando de fora, por exemplo, funcionários imigrantes, donas de casa e aposentados. O grupo beneficiário deste projeto são os imigrantes que são "excluídos", especialmente os imigrantes baseados no trabalho. Eles podem ser clientes de alguns serviços sociais ou outros serviços públicos, mas não são particularmente assistidos na busca de apoio mais amplo para sua integração, como por exemplo, conselhos para moradia, educação, hobbies e outras atividades ou até mesmo estudos de idiomas. Ainda assim, empregadores, provedores de educação, autoridades públicas, organizações religiosas e diferentes tipos de ONGs têm um grande potencial para fornecer e desenvolver diferentes tipos de serviços para o grupo-alvo final, prestando atenção às suas necessidades.

A parceria consiste em cinco regiões em toda a Europa representando regiões, cidades e uma instituição de educação. Os parceiros são:

- Conselho Regional do Sul de Ostrobotnia (Finlândia, parceiro líder)

Município de Fundão junto com a autoridade política associada CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Portugal)

- Cidade de Plock (Polônia)

- Município de Litija (Eslovênia)

- Centro de Educação Geoss (Eslovênia)

- Conselho do Condado de Louth (Irlanda).

Para mais informações e atualizações sobre o projeto INVOLVIM, visite: