+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

       

Rota Europeia do Queijo

https://europeancheeseroute.eu/en/municipio/fundao-2/ 


Mágico e irrefutável, o Fundão é um território único onde as estações do ano definem a paleta de cores e orientam os sons da paisagem.

O Município do Fundão (Castelo Branco, Portugal) é um ponto de passagem entre o interior Norte de Portugal e o interior Sul, com aspectos físicos e ambientais.

características, bem como recursos particulares que condicionaram, desde a antiguidade, a forma como o Homem os transformou.

A Serra da Gardunha delimita duas áreas morfologicamente distintas, a zona sul, de maior altitude, mas que permite ver uma área de planície a sul e sudeste da serra e a metade norte, denominada Cova da Beira.

Enquanto município, só ganhou autonomia em 1747, mas a sua ocupação é milenar, o que evidencia o seu riquíssimo património arqueológico, histórico, arquitectónico e imaterial.

No Fundão, os produtos locais são evidenciados pela sua história e tradição. O know-how, transmitido ao longo de várias gerações, conduz ao desenvolvimento de produtos genuínos e de alta qualidade numa gama de paladares únicos.

A Biodiversidade é também o guia para a descoberta de locais inesperados e irremediavelmente deslumbrantes, que transportam quem nos visita a locais de surpreendente beleza natural, onde se sentirá ligado à natureza.

A tradição agrária do Fundão, ligada à produção de fruta, azeite, vinho e queijos, torna-o num espaço ideal para descobrir os seus produtos e gastronomia.

Tudo isto cria um património cultural que enlaça natureza e história com paisagens de cores únicas, que contêm lugares mágicos repletos de fortalezas, templos, castelos, palácios e as enigmáticas aldeias históricas. Um espaço repleto de grandes surpresas para quem o visita, prova e aprecia.

Diversas atividades decorrem em torno da cultura do queijo como a Feira do Queijo da Soalheira e a Chocalhos or Festival Caminhos da Transumância, in Alpedrinha.

 

Imprimir Email

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais