+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

       

Ambiente

O desenvolvimento sustentável é uma das prioridades da Câmara Municipal do Fundão.

A Câmara tem vindo a desenvolver práticas que valorizam a proteção e a preservação da natureza, apostando em campanhas de divulgação e sensibilização para a proteção contra incêndios.

A recolha e tratamento de resíduos sólidos, a aposta em energias limpas, a proteção das florestas, e a gestão do Centro de Recolha de Animais Errantes do Fundão são algumas das funções da Câmara no âmbito do Ambiente.

Qualidade do ar Fechar
Com base nas medições registadas nas 64 estações de monitorização do Continente o Município do Fundão está no top dos concelhos que têm melhor qualidade de ar do país. As razões são o contexto natural onde está inserido entre a serra da Gardunha e a Serra da Estrela, o vale da Cova da Beira no meio, a proximidade raiana, e onde se inicia o Pinhal Interior a sul. Por outro lado, esta é também uma região com pouca população, pouco tráfego automóvel e pouca indústria. A este enquadramento junta-se um conjunto de áreas protegidas que rodeiam o concelho, designadamente os parques naturais da Serra da Estrela, da Malcata e do Tejo Internacional, a área de Rede Natura 2000 da Serra da Gardunha ou a paisagem protegida da serra do Açor. 

Utilização de energias limpas Fechar
Fundão é um concelho que tem apostado fortemente na implementação de energias limpas, tendo um dos maiores parques eólicos do país. A grande maioria dos edifícios municipais tem painéis fotovoltaicos produzindo energia de uma forma não poluente. Ao mesmo tempo praticamente todo o concelho está coberto com redes de tratamento de efluentes. Todos os resíduos sólidos recolhidos são tratados, separados, reciclados, reutilizar e depositados em aterro apenas aqueles que não têm qualquer aproveitamento. Parte dos resíduos são transformados na produção de composto orgânico ou energia elétrica.

Infraestruturas básicas Fechar
Fundão está servido por uma eficiente e moderna rede de abastecimento de água, tratamento de efluentes, recolha de resíduos, acessibilidades e iluminação pública. Os núcleos urbanos do concelho estão cobertos na sua totalidade com infraestruturas básicas, apenas 10% do território não urbano, não está servido com infraestruturas de abastecimento de água e saneamento. O Fundão é um município amigo e respeitador do meio ambiente. A taxa de cobertura de infraestruturas no concelho coloca o concelho entre os melhores padrões europeus.

Mobilidade elétrica Fechar
Existe um posto de carregamento, localizado junto à Estação da CP.

Imprimir Email

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais