+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Convento do Seixo classificado como Monumento de Interesse Municipal

O Convento do Seixo foi classificado como Monumento de Interesse Municipal, através da deliberação da autarquia, com data de 13 de novembro de 2020, com a concordância da Direção Regional de Cultura e com o parecer favorável do Departamento de Bens Culturais da Direção-Geral do Património Cultural.

 

Em causa está um imóvel que, no domínio histórico e arquitectónico, constitui um valor cultural de significado notável para o concelho do Fundão e que deve ser protegido e valorizado.

 

O processo de classificação ficou concluído com a publicação da classificação do Convento do Seixo em Diário da República no mês de fevereiro de 2021.

 

A história do Convento de Nossa Senhora do Seixo, no Fundão, remonta ao século XVI, nomeadamente a 1577, altura em que foi construído para receber frades capuchos da Ordem de São Francisco.

 

Após dois séculos, em 1779, D. Maria I decidiu transformar o espaço numa escola pública, tendo posteriormente sido abandonado e ficado em ruína.

 

Depois de diversos projetos, o antigo convento foi reconvertido, em 2018, no Convento do Seixo Design Hotel & Spa, o primeiro o hotel cinco estrelas da região da região e que teve a preocupação de manter a traça original do edifício, mantendo apontamentos arquitectónicos como é o caso do claustro e da fonte principal, num investimento total de mais de três milhões de euros.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais