Fundão integra consórcio para criação de um Polo de Inovação Digital

O Município do Fundão integra o consórcio para a criação de um Polo de Inovação Digital, com o objetivo de promover novas dinâmicas colaborativas de inovação e de fomento da transição digital da economia, da administração pública, da sociedade e dos territórios do Interior.

O consórcio, que apresentou a candidatura para criar o DIH4Sm@rtRegions, é constituído por 12 entidades e integra os Municípios do Fundão e de Bragança, os Institutos Politécnicos de Viana do Castelo, Bragança, Guarda e Castelo Branco, os laboratórios colaborativos Montanhas de Investigação e Forestwise, os clusters dos Recursos Minerais e InovCluster, o Brigantia Ecopark e o AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia de Água.

O DIH4Sm@rtRegions resulta de uma visão clara da estratégia a implementar em termos de investimento e fixação de capital e de pessoas no Interior, tornando este território cada vez mais competitivo, numa articulação colaborativa em rede que visa a melhoria da qualidade de vida das populações.

O Fundão está ainda presente em mais dois consórcios que visam a criação de Polos de Inovação Digital em temas distintos, um através da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que tem por objetivo a criação de um polo na área da fabricação digital, afirmando a importância dos Fab Labs para desenvolver, testar e introduzir novas soluções digitais na economia, nas instituições e na sociedade (PT.DIGMAKING.IH); e outro através do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior para criar um polo destinado a acelerar a transição para modelos de agricultura sustentável, como foco em pequenas e médias produções agrícolas (EDIH-F4S).

A participação ativa do Município do Fundão neste processo, complementada com a colaboração nos dois polos referidos, vem no seguimento da estratégia local de inovação e investimento, com especial enfoque no digital, e surge como resposta ao desafio lançado pela União Europeia e pelo Estado Português para a criação da rede de Polos de Inovação Digital como forma de prosseguir os objetivos inscritos no Programa Europa Digital e no Plano de Ação para a Transição Digital, na Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, documento que serviu de base ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo, ainda, sido sinalizado como projeto âncora relativamente a polos de inovação digital pelo Programa Expandir.

Com a criação desta rede de Polos pretende-se acelerar a transformação digital, com o intuito de contribuir para um país mais sustentável, equilibrado, inclusivo e justo, reduzindo as assimetrias de desenvolvimento, ao mesmo tempo que se aposta nos clusters já instalados, como é exemplo o caso do digital no Fundão.