Fundão integra projeto europeu GAME-ER

O Município do Fundão integra o projeto GAME-ER, que visa apoiar clusters locais de videojogos em cinco países europeus e vai investigar a dinâmica dos clusters locais e regionais de gaming, ao longo dos próximos três anos.

O objetivo é ajudar os decisores políticos a dinamizar esta indústria e dinamizar pilotos em vários locais da Europa, nomeadamente no Fundão, num projeto financiado pelo Horizonte Europa (o maior Programa europeu de apoio à inovação e investigação) e que pretende fornecer informações úteis aos legisladores e líderes da indústria de videojogos, partindo da perspetiva de seis clusters regionais, em cinco países europeus: França, República Checa, Itália, Escócia e Portugal.

A iniciativa dá reconhecimento ao papel vital que estes clusters locais e regionais desempenham na promoção da inovação, do crescimento económico e da coesão social. Estes clusters foram cuidadosamente selecionados pelas suas características únicas e diferentes fases de desenvolvimento. Em Portugal, será estudado o caso do Fundão, em colaboração com a Câmara Municipal.

Através da participação no projeto GAME-ER, o Município do Fundão prossegue com o caminho traçado a partir de 2012, ano em que criou um Plano de Inovação com enfoque no digital e nas tecnologias. No âmbito desta estratégia de promoção da inovação, atração de investimento e criação de emprego, o Município do Fundão pretende potenciar o ecossistema já existente, visando atrair e reter talento, além de diversificar o tecido empresarial, com especial enfoque na indústria de gaming, que em Portugal está em crescimento. No Fundão, esta indústria já se faz notar, não só através da aposta na oferta formativa na área, nomeadamente pela Universidade da Beira Interior e a Escola Profissional do Fundão, mas também com a presença de empresas que dão cartas no setor, nomeadamente a empresa Digitality, sediada na Incubadora A Praça, que venceu o prémio de Melhor Jogo Português da edição de 2022 do evento Indie X, nomeado pela Associação de Produtores de Videojogos Portugueses, com o jogo HordeCore.

A reunião de arranque do projeto GAME-ER realizou-se em Matosinhos, nos dias 6 e 7 de março. Para atingir os objetivos, o projeto irá adotar uma abordagem participativa, em colaboração com os legisladores e stakeholders da indústria. Para isto, será desenvolvido um ToolKit metodológico e interativo, com uma série de recomendações políticas e práticas. Este ToolKit ajudará no desenvolvimento dos clusters das Indústrias Culturais e Criativas existentes, para além de serem dinamizadas e financiadas diversas iniciativas piloto.

O projeto GAME-ER tem financiamento de cerca de 3 milhões de euros do programa Horizonte Europa e é promovido por um consórcio de 15 parceiros, provenientes de oito países europeus.