+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Todos os eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
4
5
6
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Áreas da governação

Ação social

Ação social

Áreas de Governação
Ambiente

Ambiente

Áreas de Governação
Cultura

Cultura

Áreas de Governação
Desporto

Desporto

Áreas de Governação
Educação

Educação

Áreas de Governação
Proteção Civil

Proteção Civil

Áreas de Governação
Ordenamento do Território

Ordenamento do Território

Áreas de Governação
Turismo

Turismo

Áreas de Governação
Urbanismo

Urbanismo

Áreas de Governação
Agricultura e Desenvolvimento Rural

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Áreas de Governação

 

Cinema

maio_2024
Categoria
Cinema
Date
2024-05-08 21:30 - 23:00
Local
A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes
Telefone
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A programação de maio do Cineclube Gardunha terá em destaque a música, a beleza e o lado espiritual, em que haverá três sessões em parceria com o Festival Profound Whatever.

Já no dia 1 de junho, mas fazendo parte desta colaboração que atravessa maio, será incluído um filme musicado. Será ainda feita uma homenagem a Bruce Lee, à beleza e graça dos seus movimentos, à sua profundidade espiritual e filosófica, nos 50 anos da estreia em Portugal de um dos seus filmes. Na programação de maio irá continuar-se a lembrar os 50 anos da Revolução de Abril, desta vez no restaurante 1º de Janeiro, com comida, bebida e leituras a preceito, num mês em que também se irá permanecer na livraria Livros Tintos, com a autora Marguerite Duras.

Para começar, a 7 de maio, às 21h30, n’A Moagem, irá celebrar-se Bruce Lee, aquele que é “o expoente máximo do Kung Fu e das artes marciais em geral, mas todo o seu pensamento e teoria são riquíssimos, sendo ele o famoso trecho fundador que ainda hoje inspira muitos praticantes”. Nos 50 anos da sua estreia em Portugal, será projetado o filme “O Dragão Ataca”, um ápice fundamental na sua cosmogonia. Estará presente o historiador Mike Siegel, o mestre do Kung Fu, Wu Xua, que há muito vive em Portugal, e a campeã Mafalda Matos Costa.

A 14 de maio, novamente n’A Moagem, às 21h30, terá início a colaboração com o Festival Profound Whatever, coletivo de músicos que têm em João Clemente o ponto de partida e o elemento agregador. Será exibido o filme “Ennio, o Maestro”, filme súmula e carta de amor ao incomparável maestro que espelhou a sua magia pela história do cinema nos quatro cantos do mundo.

Da batuta de Ennio para a caneta, a mente e a sensibilidade de Marguerite Duras, será realizada uma sessão com leituras e surpresas, no dia 17 de maio, às 21h00, na livraria Livros Tintos, com a exibição de “L’homme atlantique”, em que a imagem é na maior parte do tempo conduzida em negro, com a leitura em off de um longo poema e com breves erupções dos seus atores. Uma elegia da palavra e do som, numa experiência sensorial e inesquecível.

No dia 25 de maio, sábado, às 21h00, a sessão terá lugar no restaurante 1º de Janeiro, com a exibição do filme “O Delfim”, mantendo assim vivo o fogo dos 50 anos do 25 de Abril. Adaptado por Fernando Lopes do romance de José Cardoso Pires, este filme é caracterizado pelo realizador da seguinte forma: “é sobretudo um prodigioso pretexto cinematográfico para entender paixões e emoções, misérias e grandezas de um Portugal agonizante, em plena guerra colonial e com o seu ditador (Salazar) a morrer lentamente, como o país”. Um filme onde Alexandra Lencastre e Rogério Samora têm os papéis de uma vida. Haverá acompanhamento gastronómico condizente com a dramaturgia do filme, bem como leituras do romance de Cardoso Pires, numa sessão ao ar livre.

No dia 28 de maio, às 21h30, n’A Moagem, “o momento de maior comoção, silencia e harmonia”. Em 2022, ciente da proximidade da sua morte, Ryuichi Sakamoto reuniu as suas forças para deixar um último concerto, apenas ele e o seu piano, sem palavras, contando como foi a sua vida através da música. Momento que surge na colaboração Festival Profound Whatever, será exibido o filme-concerto “Ryuichi Sakamoto – Opus”. Como prelúdio haverá um pequeno momento musical pelo grupo Infinito Paisagem.

No final da colaboração com o Festival Profound Whatever, no dia 1 de junho (Dia Mundial da Criança), excecionalmente às 22h30, n’A Moagem, haverá uma sessão musicada ao vivo pelos Made of Bones, com uma obra-prima do cinema mudo, “Ménilmontant”, do cineasta russo-francês Dimitri Kirsanoff.

 

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

 

 

--

Bruno Brito
Área de Marketing, Comunicação e Turismo
Município do Fundão
Telefone: 275 779 394 | Telemóvel: 925 653 653

www.cm-fundao.pt

 

Um anexo • Verificado pelo Gmail

 

 

ResponderEncaminhar

Não pode reagir a esta mensagem com um emoji

 
 

Todas as datas

  • De 2024-05-07 21:30 a 2024-06-01 23:00
    quarta-feira, sábado & domingo

Criado em iCagenda

Serviços ao cidadão


BUPI - Balcão Único do Prédio

O Balcão Único do Prédio (BUPI) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.

No Fundão existe um Balcão BUPi, no Centro Comercial Acrópole, e, no resto do concelho, estão a funcionar 19 Balcões BUPi, nas Donas, Orca, Alpedrinha, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Alcongosta, Pêro Viseu, Castelejo, Lavacolhos, Telhado, Soalheira, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Alcaide, Fatela, Capinha, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Enxames, Três Povos e Souto da Casa.

Os Balcões BUPi funcionam sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, através do contacto telefónico 967 134 198 ou diretamente no Balcão do Acrópole e das Juntas de Freguesia.

Mais informações através dos contactos telefónicos gerais 213 212 484 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do site www.bupi.gov.pt

 

Plataforma de ensino assistido

SIGA

Refeições escolares

Investir no Fundão

Guia do investidor

#movetofundao

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais