Município do Fundão e Prefeitura de Florianópolis assinam protocolo no âmbito da transformação digital

O Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, deslocou-se, entre os dias 27 e 30 de março de 2023, a Florianópolis, onde firmou um protocolo entre o Município do Fundão e a Prefeitura de Florianópolis de transferência de boas práticas no âmbito da transformação digital.

Este protocolo tem por objetivos incentivar a colaboração entre os ecossistemas de inovação das duas entidades; promover o intercâmbio e a reciprocidade entre empresas e startups no acesso às valências dos ecossistemas de inovação das duas entidades; fomentar a rede FabLab luso-brasileira, com o objetivo de integrar a rede internacional de FabLabs; desenvolver programas para a formação e captação de talentos na comunidade, à semelhança do que sucede com as iniciativas Academia de Código e a Floripa Mais Tec; investir em programas de incubação cruzada entre os dois municípios, com vista a acelerar a implementação e desenvolvimento de projetos; apoiar a participação em eventos nacionais e internacionais na área da inovação; desenvolver uma plataforma de Marketplace para as empresas dos ecossistemas do Fundão e Florianópolis; criar projetos e espaços de colaboração no sector Agro-Smart; estimular a criação de espaços de oportunidade para a inovação e atração de talentos; desenvolver instrumentos para a recuperação do património associado ao desenvolvimento do turismo e de ações de promoção do destino turístico inteligente.

À margem da assinatura do protocolo, o Presidente da autarquia fundanense visitou ainda o Ecossistema de Games e Jogos Digitais Catarinense, tendo oportunidade de reunir com o Coordenador de Conteúdos Interativos da Globo e com os Diretores Executivos da Hoplon Entertainment e do Stun Game Festival.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “esta é uma área em que podemos posicionar-nos, aproveitando e aprendendo com o robusto ecossistema criativo de Florianópolis, assente num atrativo mercado de trabalho, em incentivos públicos estratégicos e na oferta formativa especializada. Este é um caminho que vemos com otimismo, até porque, atualmente, o mercado mundial de jogos já ultrapassa o da música, cinema e televisão juntos”.

Para já, o Município do Fundão está a equacionar a presença na próxima edição do Stun Game Festival, a ter lugar entre 18 e 20 de agosto de 2023.

O Presidente da Câmara Municipal do Fundão marcou ainda presença na Feira Internacional de Negócios (FIN), que se realizou nos dias 28 e 29 de março, juntamente com representantes da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e de outras CIM, ocasião para contactar com potenciais investidores, nomeadamente nas áreas do smart farming, ambiente, energia e blockchain.