Município do Fundão apoia produção pecuária

No âmbito do “Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária” implementado pelo Município do Fundão, estão abertas, até dia 30 de junho de 2022, as candidaturas a apoio financeiro para produtores pecuários de ovinos e caprinos no concelho do Fundão.

Este apoio foi criado com o intuito de fomentar a atividade de pastoreio extensivo em paisagem protegida e valorizar as raças autóctones. Com a criação do “Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária” a autarquia irá conceder comparticipações financeiras a fundo perdido aos titulares de explorações agropecuárias, em regime de produção extensiva, existentes no concelho do Fundão, visando o apoio à fixação e rejuvenescimento da força de trabalho, a sustentabilidade e atenuando o impacto negativo do constante aumento dos custos de exploração, assim como incentivar a reintrodução de ovinos da raça Merino da Beira Baixa e caprinos da raça Charnequeira.

Os valores previstos de comparticipação são de até 15€ por animal e de 0,10€ por litro de leite produzido, sendo que os apoios concedidos abrangem a vertente da valorização da raça autóctone, prevendo um incremento efetivo e uma valorização permanente do efetivo com animais de raça autóctone para poder usufruir da comparticipação prevista no regulamento.

Este regulamento integra-se na estratégia da autarquia para a valorização das raças autóctones e da fileira do queijo, assim como da estratégia que está a ser desenvolvida no campo experimental do Seminário do Fundão.

Esta estratégia é conjugada com outro tipo de apoios e medidas, como é exemplo o protocolo assinado com a Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, que prevê a articulação entre as entidades para proceder à recolha dos leites produzidos na zona de paisagem protegida da serra da Gardunha, assim como a integração na Rede Europeia do Queijo (AREQ) e a participação no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP na Região Centro” dinamizado pelo InovCluster.

Para mais informações deverá consultar o regulamento em www.cm-fundao.pt ou contactar o Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal do Fundão através do contacto telefónico 275 779 060 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As candidaturas poderão ser realizadas no Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural, sito no edifício da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h30 às 17h00.