GeoPortal do Município do Fundão disponível para a população

A autarquia disponibilizou à população o GeoPortal do Município do Fundão, uma ferramenta web que assenta num Sistema de Informação Geográfica (SIG) e está disponível em http://sig.cm-fundao.pt/.

Este portal tem como principal objetivo disponibilizar à população um amplo e diversificado conjunto de informação de base geográfica e cartográfica, através da internet, de forma a desburocratizar o sistema e facilitar o acesso à informação sem necessidade de deslocação aos serviços.

Na primeira fase de disponibilização do serviço, estarão à disposição dos munícipes as seguintes aplicações:

PDM e Emissão de Plantas de Localização – Consulta do PDM em vigor e emissão autónoma das plantas de localização dos projetos de arquitetura que se encontram na fase de licenciamento ou Informação Prévia;

Reabilitação Urbana e Património – Consulta dos Planos Estratégicos e respetivas Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) onde estão incluídos os Fundos Municipais existentes; património classificado e respetivas áreas de proteção; sítios classificados e respetivas Zonas Especiais de Proteção;

- Ambiente e Território – Serra da Gardunha - Identificação da Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha (PPRSG) e Sítio de Importância Comunitária (SIC); Carta de Ocupação de Solo 2018 (COS); Localização dos equipamentos de Resíduos Sólidos Urbanos: ecopontos e contentores de indiferenciados;

Toponímia e Números de Polícia – Consultar nomes de ruas e respetivos números de polícia.

No âmbito da disponibilização do GeoPortal, foram elaborados vídeos que explicam de uma forma clara e fácil o acesso e à informação e manuseamento das aplicações.

Proximamente serão disponibilizadas novas ferramentas que visam complementar toda a informação e os serviços disponíveis aos munícipes, o que aliado às ferramentas que já estão a ser utilizadas internamente irá traduzir-se numa melhoria e numa maior eficácia dos serviços.