Fundão em destaque na primeira “Conferência Nacional Redes Cidades Circulares”

O Fundão, líder da rede RURBAN Link, esteve em destaque na “1ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares”, uma iniciativa que se realizou no dia 15 de novembro, em Vila Nova de Gaia e que reuniu pela primeira vez os municípios parceiros envolvidos nas quatro Redes Cidades Circulares, peritos, partes interessadas na promoção da economia circular nas cidades e membros do governo.

A Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, promovida pelo Ministério do Ambiente e pela Direção Geral do Território - DGT, com o objetivo de desenhar novas políticas públicas nacionais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com principal foco nas cidades dos territórios de baixa densidade populacional.

Nesta conferência, a rede RURBAN Link, uma das quatro Redes de Cidades Circulares existentes, deu a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver desde o arranque do projeto. Esta rede liderada pelo Fundão é orientada para o tema Relações Urbano-Rurais e complementarmente para os temas transversais da Transição Digital e da Equidade e Inclusão Social.

Entre as várias dimensões que estão a ser analisadas, pretende-se  debater a promoção de um sistema alimentar urbano/rural que torne mais eficiente e sustentável o fluxo de produtos desde a produção até ao processamento, distribuição e consumo e a consequente gestão de resíduos e processos associados. Assim, o projeto RURBAN Link pretende debater a pertinência de uma “foodshed”, isto é, uma bacia alimentar para abastecer uma população urbana, baseada em recursos de proximidade, articulado com as atividades do sistema e com recursos naturais disponíveis.

Para além do Fundão, a rede RURBAN Link - Relações-Urbano-Rurais é composta por Bragança, Câmara de Lobos, Guimarães, Penela, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande e Lisboa E-Nova - Agência de Energia-Ambiente de Lisboa.

Nesta conferência teve lugar a mesa redonda "O papel dos municípios na transição para a economia circular", que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, e em que foi feita uma reflexão sobre o papel dos municípios na concretização do objetivo de transição para a economia circular em Portugal.