Fundão convidado a participar no “Consejo GEM Extremadura”

A estratégia “Move to Fundão”, promovida pelo Município do Fundão, esteve em destaque no “XXVII Consejo GEM Extremadura – Fundación Xavier de Salas”, que teve lugar em Trujilho, Cáceres.

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, participou na mesa redonda “Casos de Iniciativa Emprendedora”, que contou com a participação de José Ricardo Rodrigo (Alcalde de Torrejoncillo: PROYECTO RIDER), Rafael Pintado y Luis Miguel Martín (Caso EQUO RED / Oleosetín / Barcos del Tajo), Fernando Sánchez Figueroa (HOMERIA, de la UEX al Mundo). Na iniciativa estiveram ainda presentes Jaime de Salas Ortueta (Presidente da Fundación Xavier de Salas), Antonio Hidalgo García (Reitor da Universidad de Extremadura), Atanasio Naranjo Hidalgo (Presidente do Grupo Agroindustrial Tany Nature) e Guillermo Fernández Vara (Presidente da Junta de Extremadura).

O autarca fundanense apresentou a estratégia de desenvolvimento do concelho do Fundão focada na criação de valor, atração de investimento, emprego e inovação, numa palestra mais direcionada para o Agrotech e a estratégia que o Município do Fundão tem vindo a desenvolver há alguns anos para reforçar a ligação entre as novas tecnologias e o mundo rural, cuja interligação deve ser trabalhada de forma colaborativa e estruturada. Estes motivos levaram a autarquia a apostar na criação de um ecossistema propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para agricultura e a sua experimentação em contexto real.

A presença de Paulo Fernandes serviu ainda para reforçar a cooperação transfronteiriça e as redes ibéricas que permitam dinamizar a agricultura, a inovação e a economia local, sempre tendo por base um desenvolvimento sustentável das regiões e das comunidades.

Esta iniciativa teve como objetivo a discussão das oportunidades, das tendências e do desenvolvimento na região da Extremadura, em Espanha, no período pós-pandemia, de forma a traçar estratégias que permitam o seu crescimento, tendo o exemplo do Fundão sido apresentado como uma boa prática e estratégia a seguir.