Encontros Cinematográficos – XI edição

Irá realizar-se, de 29 de outubro a 1 de novembro, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a XI edição do seminário internacional dos Encontros Cinematográficos, que promove a reunião de vários participantes e cineastas de diferentes gerações e geografias.

Num evento que dá particular atenção ao cinema português e a realizadores emergentes, esta edição irá contar com um programa de quatro dias, com três sessões por dia, seguidas de debate, e irá contar com a participação dos autores Nelson Fernandes (Zina), João Dias, Manuela Serra, H.M.S. Pereira, Aya Koretzky, Rui Garrido, Sério Fernandes, Loukia Batsi e Marianna Stathaki.

Ao longo dos anos têm passado pelos Encontros Cinematográficos grandes vultos do cinema e da cultura, publicando-se em 2020 um volume que reúne todos os textos e entrevistas das primeiras dez edições.

Em 2021 haverá pontos de grande interesse, nomeadamente a estreia do filme “Nós”, de Nelson Fernandes (Zina); um debate sobre as políticas públicas de habitação e o papel da arquitetura, a partir de “As Operações SAAL”, de João Dias, e que contará com as presenças de Álvaro Domingues, José António Bandeirinha, José Manuel Castanheira e José Veloso; a projeção, em cópia restaurada, de “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra; o lançamento do livro “Os animais mortos na berma da estrada”, de H.M.S. Pereira; um tributo ao cineasta de “Porto Porto”, Sério Fernandes; a publicação de um catálogo com textos sobre cada um dos filmes e entrevistas a todos os autores convidados.

Poderá consultar o programa completo em https://www.luzlinar.org/encontroscinematograficos/encontros-2021/.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “os Encontros Cinematográficos são uma iniciativa que possibilita aos participantes a reflexão sobre o cinema, com uma programação diferenciada e com a participação de personalidades do cinema. Com propostas cinematográficas singulares, este encontro permite realizar, a partir do Fundão, uma viagem por diferentes geografias”.

A organização é da ARS | luzlinar e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cineclube da Guarda, da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Centro, do Jornal do Fundão, da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do Colectivo “Rodopio na Cale”.

A entrada é livre para todas as sessões e encontros, sendo recomendada a marcação prévia de lugar através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.