Raid Fotográfico da Maúnça

Pela sua efemeridade e beleza ou pelo seu valor nutritivo e ambiental, os cogumelos silvestres são objeto de verdadeiras paixões. A adoração dos micólogos só se revela na nossa região principalmente no Outono, quando a combinação da temperatura e da humidade faz brotar os cogumelos.
Em todo o mundo há cerca de 50 mil variedades diferentes e em Portugal estão identificadas mais de 400 espécies, segundo José Matos, um dos mais conceituados especialistas e habitante do Alcaide.. Por isso será certo dizer que fomos dotados de riquezas naturais, culturais e paisagísticas que, de forma sustentável, devem ser exploradas para outros fins. Os cogumelos silvestres são importantes potenciadores de desenvolvimento do meio rural e promoção de produtos endógenos, através do
turismo gastronómico, do turismo de natureza e na educação ambiental. Há um potencial interesse lúdico sobre a micologia e, principalmente, há uma reconhecida função ecológica dos fungos pela importância que assumem na manutenção do equilíbrio de alguns ecossistemas. As matas e pinhais existentes na área envolvente do Alcaide encerram habitats onde os cogumelos abundam.
É um elemento facilitador para cativar os visitantes e, acompanhando-os, fazê-los percorrer as áreas florestais com interesse ambiental sob o pretexto de «uma viagem ao mundo dos cogumelos» que é para muitos adultos um tema associado a uma certa magia com muitas histórias para contar e, para as crianças, uma grande diversão que se transforma numa verdadeira aula sobre ecologia. Os respetivos percursos e circuitos com conteúdo temático convenientemente identificados e sinalizados, compreendem os valores patrimoniais (naturais e edificados) em presença. Ao nível concelhio, os guias da natureza (ou culturais), aproveita a energia e os conhecimentos que incutem à área do turismo no concelho do Fundão, um novo e atrativo espírito de lazer.
O Projeto FormaRedes - Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G do Fundão (CLDS 4G), sob coordenação da «Pinus Verde - Associação de Desenvolvimento Integrado da Floresta», em parceria com o Município do Fundão, irão promover cinco workshops, entre os dias 12 de outubro e 7 de dezembro, das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.
O objetivo dos workshops é combater a literacia digital, dirigindo-se à comunidade em geral, jovens, desempregados e pessoas com 65 anos ou mais, e terão lugar pela seguinte ordem:
Dia 12 de outubro: Noções básicas de pesquisa e segurança na internet;
Dia 26 de outubro: Correio eletrónico e redes sociais na internet;
Dia 9 de novembro: Elaborar o CV - Curriculum Vitae;
Dia 23 de novembro: Serviços públicos (ex.: Portal das Finanças, Segurança Social Direta, IEFP, entre outras);
Dia 7 de dezembro: Preparar viagens e desfrutar;
A participação nos workshops é gratuita. Mais informações através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 940.
Irá realizar-se, no dia 19 de junho, sábado, às 17h00, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição “Amália e a Polifonia Beirã”.
Com curadoria de Pedro Novo e projeto expositivo de Pedro Novo arquitectos, a exposição pretende “descobrir as origens sonoras beirãs que Amália nunca negou e valorizou, introduzindo-as no seu reportório. Através de um exercício de recuperação de Arquivos Sonoros Portugueses criados por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça em 1972 e 1973, pretende-se estabelecer um processo aparentemente dicotômico entre dois universos, por si só, complexos”.
A mostra “Amália e a Polifonia Beirã” ambiciona consciencializar “para o conhecimento e importância de um património imaterial vivo e muitas vezes esquecido. Esta mostra de cantigas e músicas associadas às tradições rurais da Beira Baixa, nomeadamente: Canções de Trabalho, Religiosas ou de Romaria”.
A exposição estará patente até dia 5 de setembro de 2021 e a entrada terá o custo de um euro. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h00.
Esta iniciativa irá decorrer de acordo com todas as indicações da Direção-Geral de Saúde.
Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal
T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt
O Município nas redes sociais