Município do Fundão participou na Cities Mission Conference 2025
O Município do Fundão marcou presença na Cities Mission Conference 2025, que decorreu entre os dias 6 e 8 de maio, em Vilnius, Lituânia, e reuniu mais de uma centena de cidades europeias que integram a Missão da União Europeia “100 Climate-Neutral and Smart Cities”.
Esta conferência representou um momento estratégico de reflexão e alinhamento entre cidades, decisores políticos, investigadores e parceiros privados, com sessões temáticas sobre inovação urbana, financiamento climático, mobilidade sustentável, envolvimento cidadão, tecnologias digitais e soluções baseadas na natureza.
O Fundão participou neste evento no âmbito do seu envolvimento no programa europeu NetZeroCities, uma iniciativa estruturante da Missão Cidades, que visa acelerar a transição para a neutralidade carbónica em cidades europeias. No quadro deste programa, o Fundão foi selecionado como uma das “Cidades Gémeas” (Twin Cities), estabelecendo uma parceria de intercâmbio e aprendizagem com a cidade de Turku, na Finlândia, pelo período de 20 meses.
Antecedendo a conferência, no dia 5 de maio, a delegação do Fundão realizou uma visita de campo à cidade de Tauragė, também na Lituânia. Tauragė é uma das 112 cidades-piloto do projeto NetZeroCities, desempenhando um papel exemplar na implementação prática de soluções sistémicas e inovadoras para a neutralidade climática. A visita permitiu observar no terreno diversas iniciativas inspiradoras, como o centro de educação para a economia circular, um laboratório e centro de capacitação para as energias renováveis, infraestruturas de mobilidade suave e diversos projetos de envolvimento comunitário.
A sinergia entre a realização da Cities Mission Conference e a visita técnica a uma cidade-piloto como Tauragė demonstrou-se particularmente relevante para o Fundão, que pôde assim reforçar a sua estratégia local de ação climática, trocar experiências com cidades pioneiras e identificar práticas replicáveis no contexto do seu território.
O Município do Fundão está atualmente envolvido em projetos no âmbito de três das cinco Missões da União Europeia — Cidades, Adaptação Climática e Solos — posicionando-se como um ator empenhado na construção de soluções sustentáveis, inclusivas e inovadoras para o futuro das comunidades.