Áreas da governação
Festival de Música Antiga
Irá ter lugar, de 26 a 28 de julho de 2024, na Aldeia Histórica de Castelo Novo, mais uma edição do Festival de Música Antiga, numa organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia de Castelo Novo e da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo.
Em 2024 haverá música medieval, numa viagem pela lírica galaico-portuguesa com o agrupamento “Trovas d’Amigo” e dois concertos com música barroca, francesa e italiana. Nestes concertos com música barroca haverá um convidado de honra, um órgão de tubos portátil, instrumento presente pela primeira vez no Festival e que será tocado por Nuno Oliveira, que dirige o agrupamento “Avres Serva”.
O culminar do Festival de Música Antiga é nestes três dias, mas na realidade as atividades começam antes, com o Early Music Summer Camp, coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, respetivamente alaudista e flautista, e que decorre na semana que antecede o Festival. No Campo de Verão, os participantes irão trabalhar num projeto de música antiga e ao mesmo tempo estarão envolvidos em atividades de lazer. O culminar das atividades será um concerto no dia 29 de julho, sábado, pelas 15h30.
O primeiro concerto do Festival de Música Antiga terá lugar no dia 26 de julho, sexta-feira, às 22h00, na Igreja Matriz de Castelo Novo. Os músicos do agrupamento “Trovas d’Amigo”, trajados a rigor com roupas de época, irão conduzir-nos até épocas bem distantes e remotas, apresentando uma série de obras concebidas no período medieval, com obras de trovadores ibéricos e Cantigas de Santa Maria da Corte de Afonso X, o Sábio.
No dia 27 de julho, sábado, às 15h00, na Igreja Matriz, terá lugar o concerto de encerramento das atividades do Early Music Summer Camp. No mesmo dia, às 22h00, também na Igreja Matriz de Castelo Novo, irá realizar-se o primeiro concerto do agrupamento “Avres Serva”, dirigido a partir do órgão por Nuno Oliveira. Neste primeiro concerto será apresentada a música francesa do período barroco, com obras de François Couperin e Michel-Richard Delalande.
Este ano, será o organista e diretor musical do agrupamento “Avres Serva”, Nuno Oliveira, a marcar presença nas “Conversas ao Pequeno-Almoço”, numa iniciativa que terá lugar no domingo, dia 28 de julho, às 10h30, nos Antigos Paços do Concelho.
Ainda no domingo, às 15h30, na Igreja Matriz, a encerrar o Festival, irá ter lugar o segundo concerto “Avres Serva”, dirigido a partir do órgão por Nuno Oliveira. Neste concerto poderá viajar-se pela Península Itálica, com obras de Alessandro Stradella e Alessandro Scarlatti.
Poderá obter mais informações no Posto de Turismo de Castelo Novo, através dos contactos telefónicos 275 561 501 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Todas as datas
- De 2024-07-26 15:30 a 2024-07-28 18:00
Criado em iCagenda
Serviços ao cidadão
BUPI - Balcão Único do Prédio
O Balcão Único do Prédio (BUPI) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.
O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.
No Fundão existe um Balcão BUPi, no Centro Comercial Acrópole, e, no resto do concelho, estão a funcionar 19 Balcões BUPi, nas Donas, Orca, Alpedrinha, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Alcongosta, Pêro Viseu, Castelejo, Lavacolhos, Telhado, Soalheira, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Alcaide, Fatela, Capinha, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Enxames, Três Povos e Souto da Casa.
Os Balcões BUPi funcionam sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, através do contacto telefónico 967 134 198 ou diretamente no Balcão do Acrópole e das Juntas de Freguesia.
Mais informações através dos contactos telefónicos gerais 213 212 484 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do site www.bupi.gov.pt
CIAC Fundão - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) é uma estrutura municipal, tendo sido estabelecido um protocolo com a Direcção-Geral do Consumidor, para a constituição de uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor. O CIAC do Fundão tem como função principal informar os seus munícipes dos seus direitos e deveres, enquanto consumidores, com vista à prevenção de conflitos de consumo e, numa vertente posterior, a mediação, restringindo-se o seu âmbito de atuação ao concelho do Fundão.
CIAC FUNDÃO
Morada: Centro Comercial Acrópole, Rua Conde Idanha-a-Nova, 6230-398 Fundão (Loja 10, Piso 0)
Telemóvel: 968868034
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 - 14h00 às 17h30