Encontros Cinematográficos no Fundão
Os Encontros Cinematográficos irão regressar à Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, de 11 a 14 de agosto, num festival de cinema internacional que vai já na 13ª edição.
Este festival volta a afirmar-se como um ponto de encontro entre diversos autores e a comunidade, contemplando projeções de filmes na Moagem e ao ar livre, debates, apresentações, concertos, lançamentos de livros e caminhadas na serra da Gardunha.
O destaque desta edição vai para a estreia nacional de vários filmes, como “Motus”, de Nelson Fernandes, ou “Senhora da Serra”, de João Dias, a primeira longa-metragem de ficção totalmente rodada na serra da Gardunha.
O evento terá início no dia 11 de agosto, às 21h30, n’ A Moagem, com um bloco que irá celebrar o centenário do cinema de animação em Portugal e que irá contar com a presença de realizadores como Abi Feijó, Regina Pessoa, Nelson Fernandes, Bruno Caetano ou João Gonzalez (este último a confirmar). Neste dia poderá assistir às películas “Os Salteadores”, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, “Ice Merchants”, “Motus” e “Making of Motus”.
No dia 12 de agosto, às 15h00, n’ A Moagem, irá decorrer a estreia de “Senhora da Serra”, um filme que assume a paisagem da serra da Gardunha como palco privilegiado do grande teatro da vida, partindo de uma releitura das narrativas do culto mariano no interior de Portugal e de lendas da Gardunha. Esta película conta com a participação de atores como Patrícia Guerreiro ou João Figueira, bem como do Coro da Soalheira e das Adufeiras do Paul. De seguida, irá decorrer um debate com o realizador João Dias, Isaura Reis, David Caetano e Sérgio Dias Branco, seguido de uma caminhada à serra da Gardunha com início n’ A Moagem. Às 22h00 poderá assistir ao filme “Benilde ou a Virgem Mãe”, de Manoel de Oliveira.
No dia 13 de agosto, às 15h00, irá decorrer a apresentação do livro “Perseverança”, de Serge Daney, com presença de Luís Lima e Daniel Pereira. Às 16h30, será exibido o filme “Hiroshima, Meu Amor”, de Alain Resnais. No Parque Verde, às 21h30, será exibido o filme “Beco do Paraíso”, de Sylvester Stallone. Às 23h30, na rua da Cale, o cinema dá lugar à música, com um concerto dos Blue Velvet, uma banda composta por Duarte Fonseca (bateria), Edgar Ferreira (baixo), João Clemente (guitarra) e Pedro Santos (voz).
No dia 14 de agosto, segunda-feira, às 15h00, será exibido o filme “Uma Aldeia Japonesa, Furuyashikimura”, de Ogawa Shinsuke, com apresentação de Raul Domingues. Às 21h30, será a vez de “Terra que Marca”, com a presença do realizador Raul Domingues. Às 23h30, na rua da Cale, o bloco de curtas-metragens “À Beira, a Nova Terra”, de Mariana Neves.
A organização desta iniciativa é da Associação ARS-ID, do Município do Fundão e do Cineclube Gardunha, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cineclube da Guarda, dos Caminheiros da Gardunha e do Jornal do Fundão.
Poderá consultar o programa completo em https://encontroscinematograficos.ars-id.org e no Facebook em www.facebook.com/encontroscinematograficos.
A entrada é livre para todas as sessões.
Todas as datas
- De 2023-08-11 21:30 a 2023-08-14 23:30
Criado em iCagenda