+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
7
9
13
14
16
17
20
21
23
27
28

Março é mês de cinema com foco na música

marco_cineclube
Categoria
Poesia
Dates
2023-03-08 21:30 - 23:00
Local
A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes
Telefone
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No âmbito da programação do Cineclube Gardunha, irão realizar-se, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, as exibições de diversos filmes no mês de março.

Este mês terá como vetor principal a música, com escolhas variadas tanto nos géneros musicais como nas formas cinematográficas.

No dia 1 de março, várias homenagens a um dos mais reconhecidos músicos do período clássico da música, Johann Sebastian Bach e ao recente falecido Jean-Marie Straub, que, com a sua esposa, Danièle Huillet, construiu a obra cinematográfica “A Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach”, de 1968. A anteceder a sessão, “6 Bagatelas”, de Pedro Costa, «seis cenas que Pedro Costa deixou de fora da montagem final de “Onde jaz o teu sorriso?”, rodado durante a montagem de “SICILIA!”, com Jean-Marie Straub e Danièle Huillet em trabalho e na intimidade».

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será exibida a filmagem do concerto dos Mata-Ratos no Octógono, aquando do concerto dos 40 anos. Os Mata-Ratos são uma das mais lendárias bandas do punk português e para assinalar os seus quarenta anos deram um concerto no Octógono, no Fundão, que Patrick Mendes filmou. O vocalista Miguel Newton irá apresentar a sessão. Nesta mesma sessão teremos uma viagem a outra lenda do punk, Patti Smith, em que será exibido um filme de Sophie Peyrard e Anne Cutaia, com o racoord “Patti Smith, Poeta do Rock”.

No dia 15 de março, o Cineclube Gardunha entrará no terreno do hip-hop, com o documentário “Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes”, de Catarina David e Francisco Noronha, que visita as fundações e o nascimento deste estilo musical na cidade do Porto e de Gaia, com testemunhos de Mind da Gap ou Dealema.

Para fechar, no dia 29 de março, será exibido aquele que é porventura o mais musical e cósmico da história do cinema, “2001, Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. O passado, o futuro, o presente e o destino do homem, os planetas e o espaço sideral, bailam ao sabor das notas de Richard Strauss e ou de György Ligeti.

No âmbito da rubrica Cine Gardunha acolhe, e não totalmente fora da temática da música, irá ser exibido, no dia 18 de março, às 16h00, na Casa do Bombo, em Lavacolhos, o filme-montagem “Santa Luzia”, de Ricardo Paulouro, com banda sonora de João Clemente, a partir de imagens de arquivo do concelho do Fundão dos anos 50 e 60 do século passado. Este filme é um documento histórico em que se podem ver as primeiras imagens em movimento conhecidas da Romaria de Santa Luzia, em 1963, bem como dos Bombos de Lavacolhos e do Rancho de Silvares. Os excertos dos filmes apresentados foram produzidos pela Firma Cassiopeia Filmes, de Armando Paulouro, e este filme-documento digitalizado ficará acessível ao público na Casa do Bombo, em exposição permanente, e as películas originais permanecerão depositadas no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), da Cinemateca Portuguesa, para preservação, conservação e posterior restauro e digitalização, no contexto de uma doação de Ricardo Paulouro ao Município do Fundão.

No âmbito do volume de Os Mestres Japoneses Desconhecidos, será exibido, no dia 22 de março, “Johnny Coração de Vidro”, de Koreyoshi Kurahara. Um filme baseado em “La Strada”, de Frederico Fellini, que é mais um filme resgatado pelo programador Miguel Patrício e pela The Stone and the Plot.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

 
 

Todas as datas

  • 2023-03-08 21:30 - 23:00

Criado em iCagenda

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais