Município do Fundão distinguido como “Município ECOXXI 2024”
O Município do Fundão foi distinguido com a Bandeira Verde "ECO XXI", com um índice de 78,3%, numa distinção que visa reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável.
Este resultado demonstra uma evolução de boas práticas da autarquia fundanense ao longo dos últimos anos, com um aumento de 4,3% relativamente ao ano anterior, e coloca o Município do Fundão como o melhor município da região e um dos melhores do país.
Os resultados foram anunciados publicamente no dia 28 de novembro de 2024, durante a cerimónia de Entrega do Galardão 2024 Bandeira Verde ECOXXI, que se realizou em Cascais. Nesta cerimónia foram dados a conhecer os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices ECOXXI de sustentabilidade municipal. Este ano, candidataram-se a município ECOXXI 65 municípios.
O Programa ECOXXI, desenvolvido pela secção portuguesa da Foundation for Environmental Education e pela Associação da Bandeira Azul, pretende reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na educação, qualidade ambiental, território e desenvolvimento social e contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável a nível municipal.
Foram 21 os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade nesta edição, nomeadamente: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Cidadania, Governança e Participação; Transparência, Digitalização e Conectividade; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável; Certificação de Sistemas de Gestão; Alterações Climáticas; Saúde e Bem-Estar; Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade do Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Programas Escolares de Educação Ambiental.