Projeto relacionado com migrações no Fundão vence prémio da Fundação “La Caixa”

O projeto “Paisagens de Cuidado e Domesticidade”, proposto pelos(as) alunos(as) Ana Cunha, Breno Cássio, Catarina Gago, Gabriel Carvalho e Joel Aguiar, do Mestrado Integrado e 3º Ciclo de Estudos em Arquitetura da Universidade da Beira Interior, foi um dos vencedores do Concurso Promove, da Fundação “La Caixa” em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Com mentoria de Maria Neto, este projeto “pretende mapear o espaço habitacional e o espaço doméstico do país de origem dos migrantes acolhidos no Fundão, utilizando IA para criar um arquivo digital interativo e multilingue. Através do projeto, pretende-se valorizar e projetar internacionalmente o capital simbólico e a mais-valia ambiental, paisagística e patrimonial do Fundão como Cidade de Acolhimento. Através de workshops participativos e colaborações artísticas, construímos um retrato coletivo que valoriza a diversidade e enriquece o património social do Fundão. Este esforço multidisciplinar busca não apenas preservar as narrativas da migração, mas também impulsionar a integração, o desenvolvimento regional, bem como atrair turismo e novos residentes, fomentando uma comunidade mais inclusiva e coesa”.

O projeto acolheu o apoio do Centro para as Migrações do Fundão, e partiu de uma experiência prévia no terreno no âmbito de um acordo de colaboração interinstitucional, liderado na UBI. A equipa apresenta já uma familiaridade com o território em estudo e a comunidade migrante e refugiada, tendo desenvolvido ou estando a desenvolver dissertações de mestrado e teses de doutoramento com enfoque em populações vulneráveis, com a cidade do Fundão como estudo de caso. A equipa é heterogénea, diversa e com paridade de género (3+3), constituída por várias nacionalidades, o que lhe permite ter diferentes perspetivas para o mesmo problema e simultaneamente promover uma visão positiva da migração.

Maria Neto, mentora do projeto, tem vasta experiência no tema “Paisagens de Cuidado”, decorrente da experiência de trabalho com comunidades vulneráveis, nomeadamente refugiados, requerentes de asilo e migrantes, tanto em Portugal como em Inglaterra, tendo recebido nesse contexto o Prémio Universidades Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022, publicado diversos artigos e livros, e ter sido oradora convidada pela representação portuguesa da 17º Bienal de Arquitetura de Veneza.

O projeto foi selecionado na rubrica “ideias com potencial para se tornarem projetos-pilotos inovadores”, atribuído no âmbito da iniciativa da La Caixa, realizada em parceria com a FCT.

Este reconhecimento e financiamento representam um passo significativo para a realização de um projeto que celebra a diversidade e a inclusão, mas também promove o desenvolvimento regional e o património cultural do Fundão.