Município do Fundão participa em projeto internacional que desenvolveu três soluções inovadoras de utilização de água
O Município do Fundão participou na reunião do consórcio do projeto MED-WET, que teve lugar no Cairo, Egito, que culminou com a apresentação de três soluções inovadoras de utilização de água.
O projeto MED-WET tem precisamente como objetivo introduzir sistemas eficazes de irrigação agrícola, nomeadamente para agricultores de pequena dimensão na região do Mediterrâneo. O projeto MED-WET tem a duração de três anos e é constituído por um consórcio de oito entidades com origem em cinco países, nomeadamente Alemanha, Egito, Malta, Marrocos e Portugal.
Todos os parceiros do projeto marcaram presença na reunião, organizada pela Heliopolis University for Sustainable Development (HUSD), que teve como objetivo discutir o progresso do projeto, bem como visitar os projetos-piloto que estão a ser implementados pela HUSD, no campus da universidade e nas suas quintas Sekem, localizadas em Belbies e El-Wahat, e que têm como objetivo desenvolver sistemas de irrigação e de tratamento de águas residuais mais sustentáveis através da utilização de soluções de base natural, fomentando assim a circularidade da água.
No âmbito do projeto, o Município do Fundão tem um piloto a decorrer na Quinta Experimental do Seminário, onde está a ser testada uma tecnologia de irrigação inovadora (SLECI), desenvolvida pela Universidade de Wismar (HSW), na Alemanha, aplicada à produção de cereja. Esta tecnologia pretende afirmar-se como uma solução de irrigação eficiente e sustentável com baixo consumo de água e de baixo custo, utilizando materiais naturais e disponíveis a nível regional.
A conferência final do projeto Med-Wet irá realizar-se no Fundão, nos dias 11 e 12 de outubro de 2024, no âmbito da 3ª edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão, onde serão apresentados os resultados do projeto e dos pilotos implementados, bem como será realizado um workshop de demonstração da tecnologia SLECI aberto a toda a comunidade.
A participação do Município do Fundão nesta reunião, além de representar uma oportunidade valiosa para fortalecer colaborações internacionais, permitiu a partilha de conhecimento sobre a promoção de práticas sustentáveis de gestão de recursos hídricos, contribuindo deste modo para o desenvolvimento ambiental e agrícola da região, que apresenta como um dos principais efeitos das alterações climáticas a escassez de água.
Este projeto europeu é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT), no âmbito da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA), da qual Portugal faz parte através da participação da FCT.
Para mais detalhes sobre o projeto e futuras atualizações poderá visitar o website do projeto (https://www.medwet-eu.com/).