Fundão é região convidada da 40ª Ovibeja

O Fundão é a região convidada da 40ª edição da Ovibeja, que terá lugar entre os dias 30 de abril e 5 de maio, em Beja, estando presente na iniciativa com um stand no Pavilhão Institucional e outro no Campo da Feira – Pavilhão de Inovação e Tecnologia.

Nesta edição a Ovibeja elegeu o associativismo como tema principal. No âmbito desta temática, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) irão realizar o “II colóquio Nacional do Pastoreio Extensivo – A importância da cooperação e o associativismo”, no dia 30 de abril, a partir das 15h00, no Auditório ACOS. Vão intervir representantes do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo e Centro de Competências de Caprinicultura, de diversas associações e agrupamentos de produtores, federações, da Câmara Municipal do Fundão, a região convidada este ano.

No dia 3 de maio, às 15h00, no auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica – CIBT NERBE, irá decorrer o painel “Integração de Migrantes no Baixo Alentejo: qual o caminho?”, onde o Centro para as Migrações do Fundão e a política de integração da autarquia fundanense estarão em destaque com a participação de Filipa Batista, Responsável pelo Centro. Neste painel irão ainda participar Vasco Malta, OIM Portugal; Rui Garrido ACOS – Associação de Agricultores do Sul; David Simão, NERBE – Associação Empresarial do Baixo Alentejo; Isaurindo Oliveira – Caritas Diocesana de Beja; e Madalena Palma – Associação ESTAR. A moderação estará a cargo da jornalista Ana de Freitas.

O dia 4 de maio será dedicado ao “Dia da Região Convidada: Fundão | Agrotech”, com a promoção de uma palestra no Campo da Feira – Pavilhão de Inovação e Tecnologia, às 11h30, promovida pela InovTechAgro, Câmara Municipal do Fundão e ACOS, num momento em que terá lugar a apresentação do projeto Agrotech, pelo Vereador da Câmara Municipal do Fundão, Pedro Neto. Às 15h00, terão lugar demonstrações de soluções tecnológicas testadas no âmbito do Centro Agrotech do Fundão.

Numa altura em que o sector agrícola mais necessita de um olhar comprometido com a salvaguarda da biodiversidade e da sustentabilidade, empresarial e rural, urge fazer uma reflexão sobre o papel do associativismo como voz dos agentes de produção, transformação e comercialização agropecuários e florestais.

A participação e o destaque da região do Fundão na Ovibeja reitera a estratégia da autarquia na promoção e adoção de tecnologias de vanguarda e práticas agrícolas inteligentes que respondam aos desafios contemporâneos do sector agrícola, como as alterações climáticas, a necessidade de aumento da produtividade e a sustentabilidade ambiental.