Recrutamento técnico de apoio informático | Eleições Europeias 2024

No seguimento do Decreto do Presidente da República n.º 41-A/2024, de 4 abril, no próximo dia 9 de junho terão lugar as eleições dos deputados ao Parlamento Europeu eleitos em Portugal. Pela primeira vez, em todas as assembleias/secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo.

Neste sentido, há necessidade de recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI) para estarem presentes no dia da eleição (9 de junho), junto às mesas de voto em cada uma das assembleias/secções de voto. Este técnico estará disponível para prestar apoio na utilização dos equipamentos informáticos.

Ao Técnico de Apoio Informático estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.

Para a realização destas funções irão frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), nas instalações disponibilizadas pela Câmara Municipal do Fundão.

O processo será testado no dia 1 de junho nos locais onde funcionarão as assembleias/seções voto, da seguinte forma:

▪    No período da manhã os Técnicos de Apoio Informático darão formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados.

▪    No período da tarde realizarão os testes com os membros de mesa.

A estas vagas poderão candidatar-se cidadãos preferencialmente residentes no concelho do Fundão, com idade mínima de 18 anos, 12.º ano de escolaridade ou Ensino Superior, e ter conhecimentos em informática na ótica do utilizador, preferencialmente com formação nas áreas tecnológica em informática ou em sistemas de informação e de comunicações.

Os Técnicos de Apoio Informático receberão uma compensação no valor total de 177,45€, verba resultante dos 3 dias da sua intervenção, a saber:

▪    Dia de formação dos Técnicos de Apoio Informático (em data a fixar);

▪    Dia de formação aos membros de mesa e de testes com os cadernos eleitorais desmaterializados (1 de junho);

▪    Dia da eleição e apoio às mesas de voto (9 de junho)

A compensação só será atribuída se os Técnicos de Apoio Informático estiverem presentes no dia da eleição.

Inscrição até ao dia 29 de abril, inclusive, através do formulário disponível em:

Para qualquer esclarecimento adicional:

Telefone: 275 779 060

Mais se informa: as funções de TAI não são compatíveis com as funções de membro de mesa.