Fundão faz parte das primeiras seis cidades portuguesas distinguidas como Município ODS
O Município do Fundão é uma das primeiras seis cidades portuguesas classificadas como Município ODS (SDG Cities), distinção atribuída numa cerimónia realizada no Palácio Nacional de Mafra, no dia 6 de setembro de 2023, no âmbito da “Iniciativa Global Municípios ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Para além do Fundão, foram distinguidos os municípios de Almada, Braga, Matosinhos, Loulé e Mafra.
A distinção é feita através do UN-Habitat, uma agência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. É mandatada pela Assembleia Geral da ONU para promover cidades sustentáveis em termos sociais e ambientais, que ofereçam habitação adequada a todos.
A “Iniciativa Global Municípios ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” tem por objetivo acelerar, a nível local, a consecução dos ODS, tendo como intenção não deixar ninguém, nem nenhum lugar para trás.
Trata-se de uma iniciativa global que visa acelerar o progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Fundão foi classificado como um dos municípios comprometidos com a implementação dos ODS e que procura fortalecer os seus esforços em prol do desenvolvimento sustentável, tendo sido reconhecidos desta forma os esforços contínuos e o compromisso em atingir as metas dos ODS.
Para o efeito, o Município do Fundão compromete-se a desenvolver um planeamento inclusivo e baseado em evidências, reforçar a atuação das instituições locais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e priorizar investimentos em iniciativas que acelerem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixem ninguém para trás.
O Fundão é uma cidade ODS, nomenclatura dada para as Nações Unidas, que continuará a trabalhar na implementação da Agenda 2030 que definiu 17 ODS, nomeadamente erradicar a pobreza; erradicar a fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de género; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento económico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias para a implementação dos objetivos.