+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

       

Candidatura da aldeia da Ladeira ao programa “Condomínio de Aldeia” foi aprovada

O Município do Fundão viu a aprovada a candidatura da localidade da Ladeira, sita na união de freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, ao programa “Condomínio de Aldeia – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”, no âmbito do Fundo Ambiental.

Com a candidatura “Gestão e Ordenamento da Interface Urbano-Rural do Aglomerado Populacional da Ladeira” procura-se definir um plano estruturado e fundamentado de intervenções e iniciativas alinhadas com os objetivos do aviso “Condomínio de Aldeia”, enquanto programa de proteção aos aglomerados localizados na interface urbano-rural, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros fins de modo a maximizar a resiliência da população e a proteção de pessoas e bens.

Na candidatura está incluído um conjunto de ações diversificadas, entre as quais se destacam a constituição e manutenção de mosaicos de paisagem que promovam a descontinuidade arbórea e arbustiva asseguradas por sistemas de gestão de combustível, a revitalização de atividades agrícolas, o fomento de atividades de turismo, lazer e recreio baseado nos recursos naturais, o incremento da multifuncionalidade dos espaços naturais enquanto estratégia de desenvolvimento do mundo rural e a valorização dos serviços dos ecossistemas prestados por este território.

A área de intervenção considerada nesta candidatura abrange a Faixa de Gestão de Combustível de 100 metros associada ao aglomerado populacional da Ladeira que integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Fundão aprovado e em vigor e a faixa de 500 metros. A extensão da interface urbano-rural direta a intervencionar abrange uma extensão de 80.000 m2.

A candidatura propõe como soluções técnicas de atuação, ações de carácter estrutural que prevê a realização de investimentos, nomeadamente a instalação de pomar de medronheiros e instalação de olival, respetivamente com instalação de rega gota-a-gota, com abertura de furo e reservatório de água; construção de ecoponto florestal; formação de comunidade para a gestão do fogo.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais