Fundão implementou projeto piloto para análise da qualidade do ar interior nas habitações

No âmbito do projeto europeu IoTXchange, o Município do Fundão implementou o projeto piloto, Home Data 4 Better Life, que pretende prevenir acidentes domésticos, utilizando tecnologia Internet das Coisas (IoT) para recolha da qualidade do ar interior de habitações localizadas em freguesias do concelho do Fundão.

No âmbito da ação do Grupo de Ação Local deste projeto europeu, foram apresentadas várias ideias de projeto piloto pelos representantes de diversas entidades da região, entre as quais a Universidade da Beira Interior, que apresentou uma proposta para a implementação de um sistema de monitorização remota, utilizando uma rede de sensores interoperáveis para monitorização de parâmetros da qualidade do ar habitacional.

O protótipo, desenvolvido por estudantes do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, contém sensores que permitem medir a temperatura, a humidade, o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o gás radão, uma das principais causas do cancro do pulmão.

O projeto piloto está dividido em duas fases. Na primeira, iniciada em maio de 2022, os dispositivos foram colocados nas casas e os dados estão a ser recolhidos com intervalos de 30 minutos e enviados em tempo real para posteriormente serem analisados. Na segunda fase, que terá início durante o mês de outubro de 2022, será acrescentado um módulo de comunicação com a rede LoRa (instalada em todo o concelho do Fundão), bem como novos sensores, nomeadamente o CO (monóxido de carbono) e o gás radão, prevendo-se a extensão do projeto piloto a mais habitações.

A Universidade da Beira Interior implementou o protótipo nas habitações e supervisiona o desenvolvimento do sistema de monitorização, que ainda se encontra a ser testado e melhorado, com o objetivo de melhorar a leitura dos dados a qualquer cidadão, através de um mapa interativo com todas as casas piloto e um histórico dos dados recolhidos.

O objetivo principal deste projeto é avaliar a qualidade do ar interior destas habitações, tendo por base os dados recolhidos, permitindo tomar decisões vitais para melhorar as condições de vida dos seus habitantes.

O IoTXchange, inserido no programa URBACT III, é um projeto europeu na área tecnológica liderado pelo Fundão e que engloba mais seis municípios, nomeadamente Razlog (Bulgária), Dodoni (Grécia), Nevers (França), Jelgava (Letónia), Ånge (Suécia) e Kežmarok (Eslováquia), uma região da Alemanha, Saxony-Anhalt, e a universidade finlandesa Åbo Akademi.

O projeto IoTXchange promove a criação de uma rede europeia comprometida com a conceção e implementação de planos de ação para a melhoria da qualidade de vida nas cidades de pequena e média dimensão na União Europeia a partir da aposta em soluções da Internet das Coisas (IoT).

O projeto teve uma duração total de 30 meses e o encontro final decorreu nos dias 27 e 28 de junho de 2022, no Fundão, em que cada um dos parceiros apresentou o seu Plano de Ação.