Nota de Pesar - Manuel Joaquim Lambelho Ramos

O Município do Fundão manifesta publicamente o pesar pelo falecimento, aos 88 anos, de Manuel Joaquim Lambelho Ramos, ex-Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Natural de Aldeia de Joanes, no concelho do Fundão, Manuel Ramos nasceu a 2 de maio de 1934, na Quinta da Nave de Baixo. Dos 14 aos 20 anos aprendeu a arte de carpinteiro, tendo, após serviço militar em Abrantes, criado uma oficina de carpintaria e venda de materiais de construção, numa parceria com Sebastião Clemente Lambelho, em 1957, a Empresa Lambelho e Ramos, Lda.

No pós 25 de Abril foi eleito Presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Aldeia de Joanes. Nas eleições de 1985 foi eleito Presidente da Câmara Municipal do Fundão, cargo que ocupou até 1987.

Com grande ação cooperativa e social, Manuel Ramos foi Presidente da Cooperativa dos Fruticultores da Cova da Beira, durante dois mandatos, e Presidente da Assembleia Geral desta instituição, durante um mandato, Presidente da Assembleia Geral dos Produtores da Cereja da Cova da Beira, Presidente da Direção e da Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão, Presidente da Direção e da Assembleia Geral da Adega Cooperativa do Fundão, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Automóveis Antigos do Fundão, Presidente da Assembleia Geral da Fundatur, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, membro dos Órgãos Sociais dos Bombeiros Voluntários do Fundão e vice-Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Fundão.

Manuel Joaquim Lambelho Ramos dedicou diversos anos da sua vida à causa pública e à comunidade. No âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local no Fundão, recebeu, no dia 9 de junho de 2016, a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão.

Foi determinado o Luto Municipal, colocando a Bandeira do Município a meia haste durante esse período.

O Município do Fundão apresenta sentidas condolências à família e amigos.