+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Projeto Montanha Viva com candidatura aprovada ao programa PROMOVE

O projeto Montanha Viva – Sistema Previsional Inteligente do Vigor de Plantas de Montanha e de Informação e Suporte à Decisão em Sustentabilidade Ambiental viu aprovada a sua candidatura ao programa PROMOVE, num apoio de cerca de 300 mil euros.

O Sistema Previsional Inteligente do Vigor de Plantas de Montanha e de Informação e Suporte à Decisão em Sustentabilidade Ambiental tem como objetivos a identificação e caracterização das plantas silvestres de montanha, a adaptação e desenvolvimento da tecnologia de monitorização em zonas remotas, a aplicação de sistemas de detecção remota através da imagem de observação terrestre para previsão do vigor e taxa de crescimento de plantas, a criação de um sistema previsional inteligente do vigor de plantas de montanha e a consciencialização, capacitação e promoção do turismo sustentável de montanha.

Este projeto é promovido pelo consórcio constituído pelo Município do Fundão, Universidade da Beira Interior, Associação CBPBI – Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, SpaceWay Lda e Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, visando desenvolver um sistema de apoio à decisão, à operacionalidade inteligente e em tempo real na exploração económica das plantas de montanha, especialmente em localizações remotas, sem ligação à internet, com vista a estimular o aproveitamento económico de plantas existentes, o aumento de produção, a redução de consumo de recursos naturais, contribuindo para a promoção da biodiversidade e preservação da sustentabilidade ambiental, em particular, das plantas silvestres de montanha.

Partindo da identificação e caracterização de plantas de montanha com características potenciadoras de mitigação natural de pragas e doenças em culturas agrícolas e com propriedades de aplicação em saúde e bem-estar, pretende-se criar um sistema de sensorização local e remota para análise do vigor de plantas aliado a algoritmos de inteligência artificial para suporte à decisão na realização de atividades culturais em plantas existentes ou em novas explorações agroflorestais.

No contexto de alterações climáticas em que atualmente se vive, a necessidade de tornar os territórios mais resilientes a catástrofes e ambientalmente sustentáveis assume um carácter de urgência e os territórios de montanha nas zonas raianas de Portugal e Espanha são exemplo disso, apresentando níveis de desertificação, natural e humana elevados e, simultaneamente, baixos níveis de aproveitamento dos seus recursos naturais. Desta forma, os parceiros do projeto Montanha Viva, dentro das suas missões, irão desenvolver este projeto de forma contribuir para o desenvolvimento sustentável dos seus territórios.

Face a este diagnóstico e de forma a proteger a biodiversidade vegetal, a abordagem proposta pelo projeto Montanha Viva pretende promover o uso sustentável deste recurso e salvaguardar as comunidades locais. Ao criar mecanismos, conhecimento e tecnologia, com suporte científico e tecnológico, para o aproveitamento das plantas silvestres existentes e valorização da biodiversidade local para benefício da fruição turística ligada à natureza e à sustentabilidade dos territórios, este projeto irá potenciar o crescimento da economia local e a melhoria das condições de vida das populações. 

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais