Fundão recebe formação intensiva da primeira edição da Academia Próxima Geração

O Fundão irá receber, entre os dias 24 e 26 de junho de 2022, a academia apolítica de formação intensiva nas áreas de liderança, comunicação e ética, Academia Próxima Geração, naquela que é a primeira edição desta academia.

Destinada a jovens entres os 16 e os 30 anos, esta iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação de líderes capazes de atender as necessidades dos cidadãos com uma abordagem sistémica, future-proof e científica.

Esta primeira edição contou com cerca de 600 candidatos, dos quais foram escolhidos 30 participantes, provenientes de diferentes regiões do país e que vão ser desafiados a dar resposta a diversos desafios da atualidade.

O Fundão será palco do terceiro encontro presencial desta academia, dedicado a “Capacitar a Próxima Geração”, onde os participantes serão colocados perante vários desafios como criar uma política pública, escrever um manifesto, organizar uma campanha de angariação de fundos por uma causa, entre outros.

Numa vertente de reflexão, serão também apresentadas boas práticas locais de atração empresarial, empreendedorismo tecnológico, integração de migrantes e saúde.

Esta iniciativa é promovida pela Associação Próxima Geração, que representa em Portugal, a rede Apolitical Academy, e conta com o apoio do Município do Fundão.

A Academia Próxima Geração pretende qualificar 200 jovens até ao final de 2023, desafiando-os a serem ativos na sociedade civil, política e associativa, envolvendo os cidadãos, promovendo o acesso a ideias, preparando os novos líderes políticos e criando uma rede internacional de aprendizagem.