+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Fundão participa em estudo de agricultura sustentável

O SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura realizou um estudo massivo de análise do microbioma do solo em diferentes culturas de regiões de todo o país, numa parceria com a Biome Makers, INIAV e Município do Fundão.

Este estudo compara as práticas agrícolas aplicadas em duas explorações agrícolas independentes de produção de prunóideas, que representam a agricultura familiar e a escala comercial.

Os resultados demonstram que o solo pode ser utilizado como um biomarcador da sustentabilidade da produção agrícola e dá destaque ao fato de ambos os sistemas produtivos poderem garantir solos com qualidade funcional, quando acompanhados de boas práticas de gestão sustentável.

Sustentabilidade é a palavra-chave para uma maior produção aliada à melhor utilização dos recursos e à conservação da biodiversidade, sendo essencial manter um solo saudável em particular para a agricultura.

O artigo pode ser consultado em https://www.agriterra.pt/Artigos/389323-Agricultura-sustentavel-resiliente-do-microbioma-do-solo-a-valorizacao-dos-produtos.html.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais