Desafio une Portugal e Brasil na procura soluções para o sector agrícola da Cova da Beira

Estão abertas, até dia 13 de maio de 2022, as inscrições para o AgroTech Challenge, iniciativa promovida pelo Município do Fundão, Embaixada do Brasil, CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Baixa e empresa VeraTech, que irá premiar com cinco mil euros a equipa que apresentar a ideia mais inovadora.

O AgroTech Challenge visa promover o desenvolvimento de soluções para a agricultura, com dimensões tecnológicas e criativas, oferecendo soluções integradas e personalizadas customizadas de alta qualidade e sustentabilidade a partir da apresentação de respostas a quatro desafios: Desenvolvimento de índices agronómicos baseados em imagens aéreas; Previsão de geada utilizando a inteligência artificial; Publicação de atividades agrícolas em blockain; e Contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.

Podem participar estudantes, professores, investigadores, startups e empresas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através de formulário disponível em https://movetofundao.pt/agrochallenge.

Além do primeiro prémio, a segunda melhor ideia terá como prémio um vale para incubação na Incubadora A Praça do Fundão durante um ano.

Após o término do prazo de inscrições, tem início o período de desenvolvimento, entre 13 de maio e 15 de junho, no qual uma equipa de mentores e profissionais especializados nas áreas do AgroTech irá apoiar, online, de forma personalizada, cada uma das propostas.

No dia 17 de junho, serão apresentadas as soluções e escolhidas as vencedoras do primeiro e segundo lugares num evento que terá lugar, às 11h00, no Octógono – Incubadora A Praça, no Fundão.

O evento, aberto ao público em geral, irá decorrer num formato híbrido, presencial e virtual, mediante inscrição e terá como oradores alguns atores que apoiam o desenvolvimento do sector rural no nosso país, como Miguel Leão, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Filipe Rosa, da Vera Cruz Ventures; José Silvestre, do SFColab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura; e Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Este concurso representa ainda a oportunidade dos participantes conhecerem os agentes mais influentes do sector agrícola, descobrir as últimas tendências de mercado e criar sinergias com novos parceiros estratégicos.

O regulamento do concurso pode ser consultado em https://movetofundao.pt/agrochallenge/regulamento.pdf.