Fundão assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município do Fundão irá associar-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano será subordinado ao tema “Património e Clima”, promovendo um conjunto de iniciativas que irão envolver o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o Agrupamento de Escolas do Fundão e a Academia Sénior do Fundão.

Este tema pretende perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel enquanto agente na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

O tema “Património e Clima” convida-nos, desta forma, a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade, mas também a projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades, alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.

No dia 22 de abril de 2022, sexta-feira, às 8h30, irá ter lugar uma conversa aberta, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão, com o meteorologista Manuel Costa Alves, que irá abordar a temática do clima e da sustentabilidade na sociedade contemporânea.

De seguida irá realizar-se uma visita à estação meteorológica do Fundão, momento em que se irá homenagear o Padre Virgílio Oliveira (Padre “Latinhas), que durante muitos anos foi o meteorólogo do Fundão, com uma evocação por António Alves Fernandes.

Ainda no dia 22 de abril, irá ter lugar, às 14h00, uma sessão na Academia Sénior do Fundão, cujo tema será “O clima na cultura tradicional”, principalmente na Cova da Beira. Esta conversa irá contar com a participação de Manuel Costa Alves, “O tempo dos provérbios”, e de Pedro Salvado e Joana Bizarro, com “Os estados de tempo na obra etnográfica de José Alves Monteiro".

Enquadrada nas comemorações, o Museu Arqueológico Municipal irá oferecer uma visita orientada para a presença do clima nos períodos cronológicos e objetos expostos. Esta iniciativa irá contar com a leitura de autores clássicos.