Autofleet vence Get In The Ring Urban Mobility 2021

A Autofleet, com a solução inovadora para os desafios lançados pelo Fundão e Abrantes, venceu a final nacional da primeira edição do Get In The Ring Urban Mobility, que decorreu na passada semana e foi organizada pela Building Global Innovators (BGI), em parceria com os municípios de Abrantes, Angra do Heroísmo, Braga e Fundão.

Esta empresa israelita de VaaS (Vehicle as a Service) irá agora representar Portugal e competir com os vencedores de outros países.

Quatro municípios lançaram, nos dias 8 e 9 de junho, um desafio para melhorar a relação dos seus cidadãos com a cidade através de soluções de mobilidade urbana, com o objetivo comum de ligar as pessoas e as freguesias de forma sustentável e eficiente.

O Município do Fundão participou na Get In The Ring, considerada a maior competição de startups a nível mundial, com o desafio dos participantes promoverem soluções tecnológicas que potenciam novas respostas à mobilidade sustentável em zonas de baixa densidade populacional, fazendo face às necessidades das populações com os recursos operacionais disponíveis.

Esta foi a primeira vez que Portugal entrou na competição que conta no total com mais de 200 cidades e proporciona a implementação de projetos-piloto nas quatro cidades, com o foco na mobilidade urbana e desenhado com o objetivo de promover a inovação e a sustentabilidade da mobilidade, ao mesmo tempo que se pretende melhorar a pegada carbónica e o nível de vida dos cidadãos.

A Autofleet venceu um prémio de cinco mil euros, tendo realçado de forma muito assertiva as mais-valias da solução apresentada. Após vencer as finais regionais dos desafios lançados pelo Fundão e Abrantes, conquistou a final nacional e irá representar o Fundão e Portugal na Final do Global Meetup do Get in the Ring, onde terá oportunidade de conhecer os vencedores de outras cidades internacionais e de atrair novos clientes e investidores.

Abrantes, Angra do Heroísmo, Braga e Fundão foram os pioneiros desta edição nacional, na qual participaram 25 startups, e irão agora iniciar os trabalhos para averiguar a possibilidade de instalarem estas tecnologias nas suas cidades.

A edição de 2021 contou com o patrocínio do EIT – Urban Mobility, a maior parceria público-privada da Comissão Europeia para o suporte e financiamento de inovação nas cidades, e com a equipa da Vodafone Power Lab, uma estrutura focada na criação de um ecossistema de inovação entre startups tecnológicas, universidades, a Vodafone e os seus parceiros.