Fundão homenageia responsável pelo Regadio da Cova da Beira

O Município do Fundão irá homenagear, no dia 31 de maio, segunda-feira, o responsável pelo Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, José Vieira Lopes Courinha, numa iniciativa que irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

9h30    Inauguração da placa alusiva ao reconhecido mérito de José Vieira Lopes Courinha na tomada Zero _ Barragem da Meimoa

Alocução do Presidente da Associação de Beneficiários da Cova da Beira, António Pereira Gomes

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Beites

11h00  I Colóquio dos Regadios «José Lopes Courinha» - A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes (Fundão)

Intervenção

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão

11h30  Leitura de nota biográfica de José Vieira Lopes Courinha, pelo seu neto Rodrigo Almeida;

11h40  Testemunho “In Memoriam” de José Vieira Lopes Courinha, pelo seu sobrinho

12h00  Exibição do documentário da RTP «O regadio da Cova da Beira»

12h30  «Um alentejano na Cova da Beira – memórias» | Fernando Paulouro Neves

Teresa Courinha, filha de José Vieira Lopes Courinha

13h00  Sessão de Encerramento

Rui Martinho, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

José Vieira Lopes Courinha nasceu a 5 de fevereiro de 1939. Em 1974 foi nomeado para dirigir o Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, na região do Fundão, tendo sido o seu empenho e dedicação vitais para a agricultura desta região. Entre 1974 e 2006 a sua vida foi dedicada às barragens da Cova da Beira, deixando a sua marca na região.