+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Município do Fundão implementa projeto ambiental para reciclagem de máscaras

O Município do Fundão implementou um projeto ambiental, em parceria com o spin off da Universidade do Minho, TO-BE-GREEN, que visa desenvolver novas soluções para a reciclagem de máscaras cirúrgicas ou de tecido.

Este projeto conta com a participação essencial das escolas do concelho, reforçando a promoção de comportamentos e a distinção do Município do Fundão com as bandeiras verdes dos programas “Eco XXI 2020” e Eco-Escolas pelas melhores práticas de sustentabilidade.

Este projeto, na sua ação “Recolher e Valorizar”, tem como objetivo recolher máscaras usadas e transformá-las em pellets de polipropileno, para posterior incorporação como matéria-prima na indústria transformadora, criando novos produtos e promovendo a circularidade dos materiais.

As máscaras são recolhidas e colocadas em quarentena para garantir que não apresentam risco para a saúde. Seguidamente esses materiais são transformados consoante a sua composição.

Com foco nas camadas mais jovens da sociedade, o projeto está a ser implementado em contexto escolar, onde são colocados ecopontos próprios para a colocação de máscaras de proteção, de forma a sensibilizar as crianças e jovens para a sustentabilidade.

O projeto foi apresentado no dia 18 de maio, de forma a assinalar o Dia Internacional da Reciclagem, e contou com a presença das direções do Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Escola Profissional do Fundão e Externato Santiago Capitão de Carvalho.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais