Fundão redescobre o pintor Arturo Lema

O Município do Fundão irá apresentar online, a partir do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no dia 24 de maio, às 17h00, o catálogo da exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de sonhos. Pintor de pequenos mundos”.

De seguida irá realizar-se a conversa aberta “Arturo Lema: pintor de identidades esquecidas?” que contará com a participação de Alcina Cerdeira, Eduardo Saraiva, Fernando Paulouro, João Barroca e Maria Antonieta Garcia, moderada por Pedro Salvado e seguida de debate público.

Esta atividade está integrada nas comemorações no Dia Internacional dos Museus e inclui ainda o descerramento de uma placa na residência onde viveu, sita na Rua João Franco, nº 15.

O artista nasceu na Corunha em 1874 e faleceu no Fundão em 1956, onde desenvolveu trabalhos nas áreas da pintura, da cenografia, do desenho e da arquitetura.

Como obras de referência pode-se apresentar os caixotões da Igreja Matriz do Fundão, os murais da “Casa Castelo” e a construção do Pavilhão de Castelo Branco por ocasião do IV Congresso Beirão em 1929.

A atividade será transmitida na página de Facebook do Município do Fundão (https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao).