Moazz 2023 – Ciclo de Jazz do Fundão
O ano de 2023 representa o regresso do Moazz – Ciclo de Jazz do Fundão, uma organização do Município do Fundão, com programação e produção da Clave na Mão e apoio da Antena 2.
Em janeiro de 2009, a cidade do Fundão deu início ao MOAZZ – Ciclo de Jazz do Fundão. Durante cerca de três anos, o Jazz marcou presença no primeiro sábado de cada mês. Foram muitos os nomes que passaram pela Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, sendo possível ver também exposições e concertos comentados.
Na altura, esta iniciativa teve como objetivo mostrar o que se ia fazendo na área do Jazz, educando o gosto e formando públicos. Numa região onde não abundava a oferta no âmbito deste género musical, o acolhimento excedeu todas as expetativas.
Mais de 10 anos depois, o objetivo continua a ser o mesmo. O Município do Fundão, agora em parceria com a Clave na Mão e o apoio da Antena 2, retoma o Moazz, este ano com quatro concertos distribuídos entre maio e dezembro, que irão trazer ao Fundão diferentes sonoridades do jazz feito em Portugal. Três dos concertos terão lugar n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes e um deles terá lugar no Parque das Tílias.
O primeiro concerto terá lugar no dia 27 de maio de 2023, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, com Pedro Moreira Quinteto. Com disco previsto para este ano de 2023, Pedro Moreira e Quinteto trará ao Fundão um conjunto de temas originais que revelam várias tendências do jazz contemporâneo, explorando diversos ambientes e universos sonoros em que as estruturas composicionais são um ponto de partida para as mais variadas possibilidades de expressão e improvisação. Pedro Moreira terá ao seu lado Ricardo Toscano (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano), António Quintino (contrabaixo) e João Pereira (bateria).
No dia 21 de julho de 2023, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, será o Sexteto Off on a Comet a subir ao palco. Este projeto é formado por seis jovens músicos, caracterizado pela heterogeneidade a nível de origens e género. O grupo representou a Escola Superior de Música de Lisboa na Festa do Jazz, onde foi galardoado com a distinção de melhor ensemble. O sexteto é constituído por Julia Rassek (voz), Maria Fonseca (trompete/fliscorne), Álvaro Pinto (saxofone alto/soprano), José Manuel Cavaco (piano), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Maria Carvalho (bateria). O repertório conta com composições originais e de autores portugueses.
Branco toca Marco Paulo é o projeto escolhido para o espetáculo de dia 12 de agosto de 2023, às 21h30, no Parque das Tílias, num concerto em que Pedro Branco (guitarra) aborda o repertório de Marco Paulo com o seu trio constituído ainda por Carlos Barreto (contrabaixo) e João Sousa (bateria). Este espetáculo é caracterizado pela fusão do Jazz, Indie e Pop, fazendo nascer algo de novo e contemporâneo.
A 9 de dezembro de 2023, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, entra em palco Sul, constituído por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano), três músicos que trabalham regularmente nas áreas do fado, do jazz, da música erudita e da música tradicional. Sul interpreta uma seleção de músicas feitas em Portugal, incluindo fados, jazz e canções tradicionais.
Para o primeiro espetáculo, de Pedro Moreira Quinteto, o bilhete terá o custo de seis euros, com descontos para estudantes, maiores de 65 anos e grupos (quatro ou mais pessoas). Poderá fazer a reserva do seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).
Todas as datas
- 2023-05-27 21:30 - 23:30
Criado em iCagenda