Cineclube Gardunha com três filmes n’A Moagem
Em fevereiro, o Cineclube Gardunha irá contar com três filmes, com todas as sessões a decorrer n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 21h00.
No dia 4 de fevereiro, terça-feira, será projetado o filme “Tudo o que Imaginamos Como Luz”, de Payal Kapadia, uma cineasta indiana “de corpo inteiro, fiel e de uma sensibilidade rara, de um toque ao mesmo tempo mágico e realista”. Este filme é um conto “onde a luz é a matéria de tudo, dos sonhos às perdas irreparáveis. A cidade de Bombaim surge de rompante, omnívora e delicada, olhada por alguém de dentro”. “A amizade entre duas mulheres que clamam por afetos, se apoiam e tentam encontrar, reencontrar ou agarrar os seus amados, plana na fina luz e na fina sonoridade vindas das almas em causa e da grande alma de Payal Kapadia, que tudo ampara e tudo faz ver a uma nova e profunda luz”.
Na semana seguinte, também à terça-feira, dia 11 de fevereiro, será projetado o filme “O Brutalista”, realizado por Brady Corbet. Este filme comenta os tempos atuais através de uma história pessoal passada no pós Segunda Guerra Mundial. “László, um arquiteto judeu húngaro e sobrevivente do Holocausto, emigra para a Pensilvânia em 1947, sozinho, desesperado pela esposa. Depois de mais traições e humilhações cai nas graças de um magnata que o admira para além do razoável e lhe dá carta-branca para concretizar os seus sonhos e utopias. Mas ao contrário do esperado idílio merecido o que acontece são vários embates gigantescos de egos, de integridade, de mentiras e de denominações, tudo envolto em teias ambíguas e cruéis que remetem a Orson Welles e aos grandes melodramas da crueldade”. Este filme conta com a participação de Adrien Brody, Felicity Jones e Guy Pearce.
No dia 15 de fevereiro, sábado, será projetada a última obra de Pedro Almodóvar, “O Quarto ao Lado”, vencedor do leão de ouro do último Festival de Veneza. Esta película é o primeiro filme do cineasta espanhol realizado nos Estados Unidos, numa produção hispano-americana, com “uma narrativa que tateia a proximidade da morte, os reencontros, as velhas amizades e a celebração da vida”. Este filme conta com a participação de Julianne Morre e Tilda Swinton.
A entrada é gratuita e a reserva de lugar deverá ser feita através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).