Mercado da Louça na freguesia do Telhado

No âmbito da iniciativa “Fornada”, irá realizar-se, nos dias 22 e 23 de junho de 2024, a primeira edição do Mercado da Louça, que terá lugar na Casa do Barro, no Telhado.

O Mercado da Louça terá venda e mostra de louças, conversas da louça, animação local e sabores, numa iniciativa promovida pelo Município do Fundão e pela Junta de Freguesia do Telhado.

Será disponibilizado autocarro gratuito nos dias 22 e 23 de junho, com paragens na rua dos Três Lagares (junto à Caixa de Crédito Agrícola – Fundão) e no Telhado. No dia 22 de junho, sábado, o autocarro sairá do Fundão às 15h00 e irá regressar às 17h30. No dia 23 de junho, domingo, o autocarro sairá do Fundão às 10h00 e às 15h00 e irá regressar às 12h00 e às 18h00.

Esta iniciativa pretende valorizar a olaria e a cerâmica portuguesa, assim como promover e estabelecer o contacto direto com o público, dando a conhecer a arte da cerâmica e a sua forte identidade em Portugal.

O Mercado de Louça irá contar com 12 ceramistas vindos de Viana do Alentejo, Coimbra, Aveiro, Barcelos e Bajouca – Leiria. As peças serão de cariz utilitário, figurados, entre outras.

A iniciativa "Fornada" visa reforçar a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pela Casa do Barro, nomeadamente ateliers como a Roda de Oleiro, impressão 3D cerâmica, decoração com engobes e outras técnicas, com intuito de fomentar e facilitar a reativação de um conjunto de dinâmicas com os habitantes da localidade do Telhado e da região.

Para mais informações e inscrições deverá contactar a Casa do Barro, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..