Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em Lisboa e no Porto

Está a decorrer, até dia 25 de junho de 2024, em restaurantes de Lisboa e do Porto, a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, uma iniciativa promovida pelo Município do Fundão que serve de inspiração para prestigiados chefs criarem pratos originais com este fruto de eleição.

Esta iniciativa decorre no âmbito da Campanha da Cereja 2024 e desafia os restaurantes a apresentar nos seus menus pratos originais com cereja, desde entradas a pratos principais e sobremesas.

Em Lisboa e Cascais, a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão irá passar pelos restaurantes SUBA; FOGO; Feitoria; Eleven; Marlene; Ryoshi; Loco; BouBous; Laurentina; Erva; SULT; Fortaleza do Guincho; Lota da Esquina.

A norte, no Porto e em Vila Nova de Gaia, a cereja do Fundão vai estar em destaque em pratos criados pelos chefs dos restaurantes Le Monument; Almeja; Pedro Lemos; Euskalduna Semea; Gastro; DOP; Seiva; The Yeatman; Elemento; Apego.

Serão várias as criações gastronómicas dos chefs em torno da Cereja do Fundão para se deliciar e para degustar um fruto com características únicas.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “A rota gastronómica é um exemplo da junção de uma marca de eleição aos melhores e mais prestigiados chefs de diversos restaurantes na área de Lisboa e do Porto, numa iniciativa que permite a valorização da cereja pelos melhores profissionais da área da gastronomia. Desta forma é possível degustar excelentes e inovadoras criações gastronómicas com a Cereja do Fundão, em diversos pontos do país, cativando todos a visitar a nossa região ao longo de todo o ano”.

Nesta edição será ainda realizado um passatempo em que as primeiras 10 pessoas a partilharem uma fotografia dos pratos da Rota no Instagram, com a identificação da página Cereja do Fundão, terão direito a uma caixa de 2kg de cereja que será enviada para a morada do participante.