Projeto “IN LOCO” passa pelo Fundão
Irá realizar-se, no dia 11 de novembro de 2023, sábado, a partir das 14h30, com partida d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, a apresentação pública das obras que irão constituir o projeto “In Loco” no concelho do Fundão, dinamizado pela Terceira Pessoa.
No Fundão foram desenvolvidas quatro obras digitais pelos artistas Diogo Martins, Márcia Lança, Nuno Leão e Ricardo Jacinto, que estiveram em residência de criação no território durante quatro dias, numa relação próxima às casas temáticas da Cereja (Alcongosta), Barro (Telhado), Bombo (Lavacolhos) e das Memórias António Guterres (Donas).
Será disponibilizado transporte, as inscrições são obrigatórias e deverão ser realizadas n’ A Moagem, através do e-mail bilheteira.cultura.cmf@gmail.
“IN LOCO” é um projeto da Terceira Pessoa, que consiste numa plataforma online, inloco.art, “através da qual os espectadores acedem a objetos artísticos criados para vários locais nacionais, formando uma mancha territorial alargada que pretende abranger todo o território de Portugal Continental. Cada objeto é criado na relação específica com um lugar, sendo sempre a sua forma de apresentação virtual”.
Para aceder a cada objeto artístico, através da plataforma digital, por identificação das coordenadas de GPS, os espectadores devem utilizar o seu telemóvel, deslocando-se ao local no qual nasceu cada peça, propondo-se uma experiência que é simultaneamente física e virtual.
No ano de 2023 foi escolhida uma palavra para que todas as obras possam partilhar um mesmo conceito, criando uma linha condutora e de união entre as várias propostas artísticas que possam surgir, tendo sido escolhida a palavra “Pedra”.
Neste momento há já 52 obras, espalhadas por diferentes pontos do país e realizadas por artistas como Ana Gil, Nuno Leão, Óscar Silva, Apolo de Carvalho, Catarina Mourão, Diogo Martins, Os Espacialistas, Isabel Costa, João Leitão, Maria Leonardo Cabrita, Márcia Lança, Marta Sales, Miguel-Manso, Patrícia Magalhães, Pedro Barreiro, Pedro Tropa, Ricardo B. Marques, Ricardo Jacinto, Rui Dias, Rui Dias Monteiro, Sónia Baptista e Susana Mendes Silva. A conceção e direção artística do projeto é de Ana Gil, Nuno Leão e Óscar Silva.
A Terceira Pessoa é uma estrutura que desenvolve projetos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas e dos cruzamentos disciplinares. Nos seus projetos privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artísticas diversificadas.