Míscaros – Festival do Cogumelo no Alcaide

Irá realizar-se, entre os dias 18 a 20 de novembro, na aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, o Míscaros – Festival do Cogumelo 2022, um evento que tem intuito de explorar o forte património fúngico do país com mais de 530 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da serra da Gardunha.

Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha.

Durante três dias, esta aldeia de montanha irá celebrar uma das suas maiores riquezas e paixões – os cogumelos – naquela que é a 13ª edição do festival. Este ano, sob a inspiração do mundo mágico de Harry Potter, mais de 50 tasquinhas e restaurantes vão servir iguarias que terão como elemento central o cogumelo.

Mais uma vez, o festival irá receber um conjunto de chefs de cozinha que irão demonstrar toda a sua criatividade na Arena de Show Cooking Joe Best. Entre os chefs confirmados para a edição de 2022 contam-se nomes como Duarte Batista, Maria Caldeira de Sousa, Cristina Sá Marques, Marlei Cardoso, Tony Martins, Sérgio Mendes e Ricardo Besteiro.

Na Arena Joe Best haverá ainda uma prova de harmonização de vinhos da Beira Interior com cogumelos ou uma sessão multicultural em que a comunidade migrante do Fundão irá confecionar pratos da sua cultura gastronómica, assim como a promoção de novos talentos da cozinha.

De forma a reforçar a componente do conhecimento e da ciência, a organização criou a Arena da Floresta e do Conhecimento, onde decorrerão palestras, debates, exposições e exibição de documentários dedicados ao conhecimento e proteção da floresta, com enfoque especial na riqueza e diversidade micológica da serra da Gardunha, num programa com curadoria científica da Professora Anabela Marisa Azul.

Ao longo do festival irão decorrer diversos passeios micológicos, orientados pelos preletores Anabela Marisa Azul, Sílvia Leão, Ricardo Torres e Eduardo Reis. Mediante inscrição prévia, os participantes poderão fazer um passeio pela floresta, apanhar cogumelos e fazer uma prova de degustação na Casa do Cogumelo.

Além destes passeios, irá decorrer uma prova de geocaching, “Geomiscarada”, o passeio “Cãogumelo” e a caminhada “Vamos aos Míscaros” organizada pelos Caminheiros da Gardunha.

Em exibição estará também um conjunto de ilustrações intitulada “Cogumelos da Gardunha”, de José Matos, que identificou e catalogou 533 diferentes espécies de cogumelos da Gardunha.

O Festival Míscaros irá ter um espetáculo show cooking com o chef Ricardo Besteiro, promovido em conjunto com a APPACDM do Fundão e uma equipa, “Companheiros de Festa”, que irão acompanhar pessoas com necessidades especiais.

Relativamente a programação cultural e musical, as ruas do Alcaide serão o palco para performances e espetáculos, estando já confirmadas bandas como Khaganiço Orchestra, Fanfarra 4xx, Brabosa Bass Band, Brass Dass, Fanfarra BFC ou Moustache Brass Band ou grupos de animação de rua como Manta de Ourelos, Kairós, Sarrabecos, Fonte da Pipa, Bordões da Beira e Ronda dos Serranos.

Este evento tem a organização da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.

Consulte todas as informações sobre o evento em https://www.festivalmiscaros.pt/.