Cale & SangriAgosto

A Zona Antiga do Fundão acolhe, de 5 a 7 de agosto, o Cale & SangriAgosto – Festival de Rua do Fundão, com um vasto programa de música, artes visuais, animação de rua, mostra de produtos regionais, gastronomia, artes visuais, artes de rua e comércio aberto.
Depois de uma interrupção de dois anos, o Cale & SangriAgosto, está de regresso para a sua nona edição.
A configuração da Zona Antiga do Fundão, com uma vasta tipologia de espaços, é propícia para a expressão artística nas suas múltiplas formas. O objetivo do festival é desenvolver um programa pluridisciplinar no qual coabitem projetos de artistas experientes e emergentes, imaginando e interpelando a cidade, as suas gentes e as suas memórias.
O Cale & SangriAgosto abre com A PASSAROLA, uma grande produção do Trigo Limpo Teatro ACERT, com base na obra O Memorial do Convento, de José Saramago, narrando o encontro improvável do padre Bartolomeu de Gusmão, Baltasar Sete-sóis e Blimunda Sete-luas. Uma viagem pelo imaginário de um romance que cruza a megalomania e o egoísmo dos poderosos com a imaginação e a inventiva dos visionários e a força e o engenho da gente simples.
Com o Cale & SangriAgosto, pretende-se, ainda, estimular o comércio tradicional, assim como as restantes atividades económicas endógenas, revitalizando a Zona Antiga do Fundão e sensibilizando os participantes e os visitantes para o cumprimento de medidas mais ecológicas e amigas do ambiente, promovendo o uso eficiente de recursos materiais e energéticos. A organização irá implementar a utilização de copos, pratos e talheres reutilizáveis. Neste período, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar em horário alargado.
Esta iniciativa é promovida pelo Município do Fundão, pela União de Freguesias do Fundão e pela Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão.
O Cale & SangriAgosto irá decorrer com a seguinte programação:
Sexta-feira, 5 de agosto:
21h00 às 23h30 – Filarmóniko | Itinerante
21h30 – Passarola - Trigo Limpo Teatro Acert | Praça Amália Rodrigues
22h30 – Reinos e Mundos - Associação Terras de Ourondo | Largo da Igreja
23h30 – Por um Fio - Companhia Erva Daninha | Largo do Calvário
Sábado, 6 de agosto:
21h00 às 24h00 – Theia: Instalação – Alfonce.p | Capela do Espírito Santo
21h00 às 24h00 – Hyperion: Imersão sonora e visual – Alfonce.p | Jardim das Tílias
21h30 – Onirotóptero | Praça do Município
21h30 – Mentira a Quanto Obrigas - Teatro do Montemuro | Largo do Calvário
22h30 – Raiz - Circo Caótico | Largo da Igreja