
Apresentação do livro “Os Cosmólogos não vão para o Céu”
Integrado nos Encontros de Cinema do Fundão, irá decorrer o lançamento do romance cinematográfico “Os Cosmólogos não vão para o Céu”, no dia 31 de maio de 2025, às 11h30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.
A nova obra de Manuel Silva Ramos terá apresentação de Jorge Ferreira e Raquel Varela e constitui-se como “um libelo acusatório contra um «fictício» partido político da extrema-direita e simultaneamente um hino de louvor à Beira Baixa e às suas gentes e paisagens”.
“Pedro Ribeiro, professor de Cosmologia, parte de Lisboa para o Interior depois da morte da sua esposa e da sua filha numa passadeira de peões. É no Fundão, oásis dos últimos moicanos da cultura em rede e excecional lugar de acolhimento aos imigrantes, que a sua vida vai mudar. O solitário e alheado cosmólogo irá transformar-se num humanista ativo pelo poder da amizade, da viticultura, da cidadania política e do amor”.
Neste retrato do país “cruzam-se imigrantes com artistas, raianos com Alzheimer com viticultores, jornalistas com candidatos a eleições, num caleidoscópio em que a dignidade e a liberdade suplantam o ódio e o ressentimento”.
Manuel da Silva Ramos nasceu na Covilhã, em 1947, estudou direito em Lisboa, mas em 1970 exilou-se em França para “fugir ao fascismo”. Em 1968, ganhou o Prémio de Novelística Almeida Garrett e é autor de mais de 30 livros.
Raquel Varela é historiadora, professora universitária, investigadora e autora portuguesa. Jorge Ferreira tirou um curso de Letras e é professor e editor, após "ter passado diversos anos a vender livros".