Fórum “Jornalismo: Memória e Futuro” evoca os 60 anos da suspensão do Jornal do Fundão

O Casino Fundanense irá acolher, no dia 24 de maio de 2025, às 14h30, o fórum “Jornalismo: Memória e Futuro”, numa iniciativa que pretende assinalar os 60 anos da suspensão do Jornal do Fundão pelo regime do Estado Novo.
 
Para evocar esta data simbólica, o Jornal do Fundão e o Município do Fundão irão promover este fórum dedicado ao jornalismo que irá reunir personalidades de relevo nacional no campo do jornalismo e da comunicação.
 
Durante esta iniciativa serão recordados os contornos históricos da suspensão do Jornal do Fundão e será promovida uma reflexão crítica sobre o estado atual do jornalismo em Portugal e os desafios futuros da profissão.
 
Entre os participantes do evento destacam-se José Manuel Barata-Feyo (jornalista), Joaquim Carreira (presidente da Agência Lusa), Alberto Arons de Carvalho (presidente do Conselho Geral Independente da RTP), Cláudia Maia (presidente da Associação Portuguesa de Imprensa), Arnaldo Saraiva (escritor e ensaísta), Luís Filipe Simões (presidente do Sindicato dos Jornalistas), José Ricardo Carvalheiro (diretor do Mestrado em Jornalismo da Universidade da Beira Interior), Miguel Crespo (diretor do Cenjor), Francisco Santos (Diretor do jornal Região de Leiria), Elisabete Rodrigues (Diretora do Sul Informação), Júlio Cruz (Diretor do jornal Reconquista), Nuno Francisco (Diretor do Jornal do Fundão) e Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão).
 
O fórum abordará temáticas como regulação, financiamento e liberdade de imprensa, seguindo-se uma mesa-redonda dedicada às perspetivas de futuro para o jornalismo.
 
As inscrições deverão ser feitas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 967 638 616 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais