Feira do Queijo da Soalheira. O local do “Melhor Queijo do Mundo”

Irá realizar-se, entre os dias 23 e 25 de maio de 2025, na Soalheira, a 17ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, num evento com a organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia da Soalheira e da Associação de Queijeiros da Soalheira.
Este certame terá diversos postos gastronómicos, que irão expor produtos de fabrico tradicional (queijos, enchidos, vinhos e pão), num evento que tem como objetivo prestigiar o queijo e os seus produtores, num local de onde é proveniente o “Melhor Queijo do Mundo”.
A Feira do Queijo da Soalheira irá proporcionar a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira, aliada a uma componente cultural onde se destacam os concertos de Alexandra e Mafalda Veiga, numa iniciativa que irá decorrer de acordo com o seguinte programa:
 
Sexta-feira, 23 de maio
18h00  Homenagem a Alexandra (Maria José Canhoto Gaspar) no Jardim do Largo Dr. Francisco Rolão Preto
19h00  Abertura | Grupo de Cantares do Pólo Sénior da Soalheira
19h00  Queijo em Cena
21h00  Nem Fá Nem Fum
22h00  Concerto de Alexandra
23h30  Nem Fá Nem Fum
 
Sábado, 24 de maio
10h00 às 17h00 Espaço Infantil – Fábrica do Queijo
14h00  Queijo em Cena
14h30  Associação de Acordeonistas da Beira Baixa
17h00  Rota da Pastorícia – Descobrindo Associação de Desenvolvimento Territorial | Pastoreio | Ordenha | Feitura do Queijo e Travia | Visita a explorações agrícolas e queijarias da vila
18h00  Inauguração do mural em homenagem aos queijeiros | Largo do Rossio
21h00  Nem Fá Nem Fum
22h00  Concerto de Mafalda Veiga
23h30  Nem Fá Nem Fum
 
Domingo, 25 de maio
10h00 às 17h00 Espaço Infantil – Fábrica do Queijo
10h30  Grupo de Cantares Ponto e Linha – Souto da Casa
15h00  Encontro Etnográfico | Participação do Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade (Loures), Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e Rancho Folclórico da Soalheira
 
Integradas na Feira do Queijo da Soalheira, irão decorrer, nos dias 22 e 23 de maio de 2025, as sextas Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas, que nesta edição decorrem na vila da Soalheira. A inscrição é gratuita e obrigatória, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para mais informações deverá utilizar o contacto telefónico 964 939 072 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais