Universidade da Beira Interior e Município do Fundão criam jogo de Gestão de Património

A Universidade da Beira Interior e o Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, desenvolveram um projeto europeu na área da gamificação associada à gestão, defesa e preservação do património arquitetónico.

Este projeto europeu foi desenvolvido em conjunto com o Instituto Politécnico de Lublin (Polónia), o Instituto Politécnico de Milão (Itália), o Museu de Terras de Fronteira (Lubaczów) e o Museu Casa de Dante (Florença, Itália), naquele que é um projeto pioneiro em gamificação.

Dos trabalhos resultou um jogo que será um instrumento pedagógico utilizado no ensino superior em futuras práticas de gestão patrimonial.

A apresentação final do projeto será nos dias 13 e 14 de dezembro, em Mântua (Itália), e o mesmo está já a ser testado em contexto educativo real.

Para Boguslaw Szmygin, antigo Presidente do ICOM Polónia e Reitor da Faculdade de Engenharia Civil do Politécnico de Lublin, “o projeto EDUGAME, foi uma experiência de grande importância na medida em que conseguiu unificar tendências europeias distintas nos domínios da preservação do património construído. É uma permuta de saberes a continuar e este aparente contraste entre legislações e práticas profissionais nos três países envolvidos diluíram-se, afirmando a defesa do património como um valor de reforço da unidade europeia”.

O cenário escolhido em Portugal é um edificado quinhentista, localizado na rua da Cale, eixo da identidade histórica da zona antiga do Fundão.

O jogo, direcionado para os alunos de Arquitetura, Engenharia e Gestão do Património, propõe o confronto com as múltiplas situações e atores que forma a intrincada cadeia operativa de qualquer processo de reconstrução de um bem patrimonial como a Direção Geral do Património Cultural ou Departamentos de Obras, Planeamento e de Património Cultural municipais.

Imprimir