Município do Fundão e RUDE apoiam candidaturas para o restabelecimento agrícola perdido nos incêndios

No seguimento da aplicação do apoio «Restabelecimento do Potencial Produtivo», que define o apoio para as freguesias afetadas por incêndios florestais de grandes dimensões, o Município do Fundão e a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural irão disponibilizar, no Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural, sito no Centro Comercial Acrópole, no Fundão, um serviço de apoio gratuito para a elaboração de candidaturas para o restabelecimento do potencial produtivo agrícola perdido nos incêndios.

São elegíveis a este apoio, no valor de 30 milhões de euros, as explorações localizadas nas freguesias inscritas no despacho número 11367/2022, publicado em Diário da República, e que no caso do Fundão correspondem às freguesias de Fatela, Pêro Viseu e União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo.

As explorações deverão ter registado danos, causados pelo conjunto de incêndios rurais ocorridos nos meses de julho e agosto, que ultrapassem os 30% do seu potencial agrícola, tendo em conta animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola.

Com o protocolo assinado entre a autarquia e a RUDE pretende-se apoiar diretamente todos os produtores que viram as suas explorações agrícolas e pecuárias afetadas pelos incêndios, facilitando um processo de candidatura que pode apresentar dificuldades para muitos dos produtores.

As candidaturas à operação de «Restabelecimento do Potencial Produtivo» podem ser feitas até dia 22 de novembro de 2022.

Imprimir